A Brigada Militar fará policiamento dentro das escolas de Estação, no norte do Estado, a partir da próxima segunda-feira (14). A medida ocorre após o ataque à Escola Municipal Maria Nascimento Giacomazzi, que causou a morte de um menino de nove anos e deixou outras duas crianças feridas.
A ação da Brigada Militar dentro das escolas irá ocorrer com policiais do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd).
De acordo com o coronel Carlos Aguiar, comandante do Comando Regional de Policiamento Ostensivo da Região Norte (CRPO Norte), serão dois brigadianos acompanhando as atividades escolares em cada instituição.
O Batalhão de Choque de Passo Fundo também irá reforçar a partir de segunda-feira a segurança na parte externa dos colégios e em ruas do município. Além disso, o Batalhão de Polícia de Choque deverá prestar apoio psicológico para funcionários e professores da escola atacada.

Uma vítima segue internada
A menina de oito anos que foi uma das quatro atingidas pelo ataque a facas na terça-feira (8) em escola de Estação, foi transferida para o Hospital São Roque, em Getúlio Vargas, nesta quinta (10).
Ela estava internada no Hospital Santa Terezinha, em Erechim, onde passou por cirurgia após sofrer trauma cranioencefálico causado pelas agressões.
Conforme boletim médico divulgado nesta quinta-feira, a aluna teve melhora clínica nas últimas horas e segue internada para uso de medicação intravenosa. A transferência para Getúlio Vargas é para que a família fique mais próxima de casa durante o tratamento, esclareceu o comunicado.
O adolescente de 16 anos que realizou o ataque ao local foi internado provisoriamente, após decisão da juíza Daniela Conceição Zorzi, na terça-feira (8).
Retorno das aulas
Ainda não há previsão para retorno das aulas na Escola Municipal Maria Nascimento Giacomazzi. Conforme a Secretária Municipal de Educação, Marcele Anversa Lima, o planejamento e a reconstrução pedagógica está sendo feito com o Ministério da Educação.
Já nas outras quatro escolas, as atividades serão retomadas na segunda-feira (14).