O Grupo de Intervenção Rápida da 10ª Região Penitenciária (GIR-10) realizou, na noite da última quarta-feira (11), uma operação na Penitenciária Estadual Feminina de Guaíba (PEFG). Ao todo, 23 integrantes do GIR-10 participaram da atividade. Dentre eles, 11 que concluíram o II Curso de Intervenção Rápida (CIR), promovido pela Escola do Serviço Penitenciário (ESP) e pelo Departamento de Segurança e Execução Penal (Dsep), em dezembro de 2022. A ação também teve o apoio de outros 15 policiais penais da 10ª DPR.
Durante a operação, foram apreendidos sete celulares, dez carregadores, quatro fones de ouvido, 17 buchinhas de substância semelhante à maconha e 19 gramas de substância semelhante à cocaína.
O GIR-10 existe desde março de 2022. Desde então, foram realizadas 19 operações. Para a delegada da 10ª DPR, Patricia Picolotto, a existência dos 10 GIRs no Estado demonstra a busca da Susepe pela excelência nas intervenções táticas no sistema prisional. “Sou extremamente grata por contar com profissionais tão competentes, dedicados e motivados, que demonstram a credibilidade de fazer muito além das suas atribuições básicas”, comenta.
*Rodrigo Borba/Imprensa Susepe
Mín. 14° Máx. 23°