Quarta, 16 de Julho de 2025
16°

Tempo nublado

Redentora, RS

Geral

Escorpião é encontrado em residência no interior de Redentora

30/12/2020 às 09h08
Por: Depto de Jornalismo . Fonte: RD Foco
Compartilhe:
Foto: RD Foco/Whatsapp
Foto: RD Foco/Whatsapp

Um escorpião preto/marrom, da espécie Tityus bahiensis, foi encontrado em uma residência em Linha São José, interior de Redentora, nessa terça-feira.

A espécie e a que mais causas acidentes no Brasil, principalmente em áreas rurais.

Em geral não são tão agressivos, mas uma agressividade notável existe em fêmeas grávidas e principalmente quando carregam os filhotes nas costas. Quando perturbada, ela movimenta sua cauda sobre seu corpo, balançando-a, num gesto de alerta para predadores. Quando machos são perturbados, de início, fogem, mas se a perturbação persistir, ele não hesita em picar.

O seu veneno é neurotóxico, ou seja, age sobre o sistema nervoso. O tratamento da picada é sintomático e pode ser feito utilizando-se soro antiescorpiônico. Seu veneno é menos potente do que o do escorpião-amarelo (Tityus serrulatus).

Eles possuem hábitos noturnos, saindo para caçar presas ou acasalar à noite. De dia se escondem sob madeiras e pedras, ao abrigo da luz, da qual não gostam.

Fica o alerta para que a comunidade sempre mantenha os ambientes limpos, para evitar o surgimento desses animais, e principalmente na zona rural, antes de colocar calçados que tenham ficado expostos em ambientes suscetíveis ao aparecimento do animal, que verifiquem o interior dos mesmos, evitando possíveis picadas, que em alguns casos, dependendo do escorpião e da vítima, podem acarretar grandes danos a saúde humana.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias