Quarta, 04 de Novembro de 2026
21°

Tempo nublado

Redentora, RS

Geral Serra gaúcha

MP denuncia seis por desvio e venda de donativos para as vítimas das enchentes na Serra

04/11/2026 às 15h35
Por: Depto de Jornalismo . Fonte: Pioneiro
Compartilhe:
Donativos vieram dos Estados Unidos para as vítimas das enchentes. Foto: Ministério Público do RS / Divulgação
Donativos vieram dos Estados Unidos para as vítimas das enchentes. Foto: Ministério Público do RS / Divulgação

Seis pessoas investigadas no desvio de doações enviadas dos Estados Unidos para ajudar famílias atingidas pelas enchentes de 2024 foram denunciadas pelo Ministério Público do Rio Grande do Sul pelos crimes de organização criminosa, peculato e lavagem de dinheiro. 

Os crimes apontados na denúncia envolvem oito episódios de desvio e venda de doações que deveriam ser destinadas às vítimas da tragédia climática. A denúncia foi apresentada pelo promotor de Justiça Manoel Figueiredo Antunes, coordenador do 5º Núcleo Regional do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) – Serra.

Desencadeada no início de dezembro de 2025, a Operação Ascaris identificou que roupas e utensílios destinados a famílias desabrigadas pela enchente de 2024 teriam sido desviadas. Os donativos teriam sido repassados a uma ONG e, posteriormente, comercializados em brechós da região.

Havia indícios de enriquecimento ilícito por meio do uso de laranjas e recebimento de valores via Pix. Conforme o MP, parte do dinheiro foi usada para a compra de veículos, um apartamento e outros bens pela principal investigada. 

Entre as doações apreendidas — e que ainda não tinham sido vendidas — estão uma bolsa da marca Hermès, avaliada em R$ 25 mil, jaquetas, calças, mamadeiras, fraldas e escovas de dente.

O caso começou a ser investigado após denúncia encaminhada ao Consulado-Geral do Brasil em Miami, alertando para a venda de roupas importadas, algumas de marcas conhecidas, que deveriam ter sido destinadas às vítimas das enchentes.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias