Segunda, 02 de Novembro de 2026
24°

Chuvas esparsas

Redentora, RS

Mundo Queda de aeronave

Copiloto de avião que caiu em Miami era filha de brasileiros e tirou a licença aos 17 anos

02/11/2026 às 16h57
Por: Depto de Jornalismo . Fonte: Gaúcha ZH
Compartilhe:
Nathalia Gadelha Filgueiras com a licença de piloto dentro de um avião Learjet 60, mesmo modelo do acidente. Foto: Reprodução / @itsnatfilg / Threads
Nathalia Gadelha Filgueiras com a licença de piloto dentro de um avião Learjet 60, mesmo modelo do acidente. Foto: Reprodução / @itsnatfilg / Threads

A copiloto do avião de pequeno porte Learjet 60 que caiu em West Palm Beach, em Miami, na Flórida, no domingo (1°), foi identificada como Nathalia Gadelha Filgueiras, 20 anos. A identidade dela foi revelada pelo jornal New York Post após a mãe da jovem, Camila Gadelha Corteleti, confirmar que a filha atuava como copiloto da aeronave. 

Camila e o pai de Nathalia, Thiago Corteleti, são brasileiros, conforme apurado pelo jornal O Globo. A jovem nasceu nos Estados Unidos e morava com a família na Flórida.

Nathalia estava entre as nove pessoas que morreram no acidente aéreo. A voz dela ficou gravada no áudio em que a tripulação do avião pede socorro aos controladores de tráfego aéreo antes da queda. 

— Estamos em uma condição de sobrevelocidade, descendo 20 mil pés por minuto — comunicou preocupada à torre. — Mayday, mayday, estamos descendo 10 mil pés por minuto. Nós vamos bater no chão.

Ainda foi possível ouvir a jovem gritando e uma confusão na cabine, enquanto o controlador de tráfego aéreo tentava auxiliá-los.

— Nosso tempo acabou — disse Nathalia, antes que a gravação fosse interrompida.

Acidente aéreo 

A aeronave decolou do aeroporto de Austin, no Texas, às 9h36min (horário local), com destino a North Eleuthera, nas Bahamas. O acidente aconteceu cerca de duas horas após a decolagem.

O avião atingiu o chão e explodiu próximo a uma via movimentada, a poucos metros de veículos que passavam pelo local e a poucos quilômetros de Mar-a-Lago, a residência de férias do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Imagens gravadas pela câmera de um veículo mostram o momento da explosão.

Licença para voo aos 17 anos

Nascida em Palm Beach, Nathalia Gadelha Filgueiras obteve a licença de piloto privado aos 17 anos, enquanto ainda cursava o Ensino Médico na West Boca Raton High School. Em 2020, a adolescente deu uma entrevista à emissora CBS12 sobre o assunto. 

— As pessoas dizem: "Ah, você não sabe dirigir", e eu respondo: "Sim, mas eu sei voar" — afirmou. — Eu gosto de ser diferente de todo mundo.

Os custos da formação de Nathalia foram pagos pela Academia de Aviação do Distrito Escolar do Condado de Palm Beach. A jovem também passou pela American Flyers, escola de aviação do Texas com filial na Flórida. Em outras entrevistas, Nathalia expressou o seu desejo de seguir carreira como piloto de linha aérea comercial.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias