Na manhã da última segunda-feira (30), a Polícia Civil esteve presente no Simbra, em Braga, para conduzir uma palestra do programa “Papo de Responsa”. A iniciativa, desenvolvida pela Polícia Civil do Rio Grande do Sul desde outubro de 2016, tem como objetivo promover um diálogo direto e descontraído com crianças e adolescentes sobre a prevenção à violência e o papel do policial na sociedade.
A ação integrou a campanha do mês de junho, voltada à conscientização sobre o uso de drogas e o combate ao tráfico de entorpecentes. A atividade foi promovida pela Administração Municipal de Braga, por meio da Rede de Apoio à Escola (RAE).
O Prefeito Municipal, Sadi Enrique Della Libera, participou da abertura do evento. Em sua fala, destacou a relevância de iniciativas como essa para a formação dos jovens e incentivou os estudantes a aproveitarem o momento de aprendizado. “Esses alunos podem, no futuro, se tornar agentes políticos ou outros profissionais importantes para a sociedade”, afirmou.
A Secretária Municipal de Educação, Eliane Ribeiro Dos Santos, ressaltou que o programa veio para somar esforços às ações já desenvolvidas pelos educadores da rede municipal. “É uma contribuição valiosa para o trabalho que as escolas realizam diariamente com os alunos”, destacou.
A palestra foi conduzida pela titular da Delegacia de Polícia Regional de Três Passos, Delegada Cristiane de Moura e Silva Braucks, acompanhada das Comissárias, Denise Joana Renz e Elenice Masquin. Durante o encontro, mais de 150 alunos e professores das redes municipal e estadual participaram da conversa, que abordou temas como o uso de drogas, responsabilidades, respeito aos professores, bullying, uso consciente do celular e metas de vida.