Esta quarta-feira (2) será mais um dia gelado no Rio Grande do Sul. Pelo menos 20 municípios do Estado registraram temperaturas negativas, conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Segundo o Inmet, Dom Pedrito, na Campanha, é a cidade mais fria do RS nesta quarta-feira, com -4,3ºC, seguida São José dos Ausentes, com -4,2ºC, e Cambará do Sul, com -3,6ºC.
Já o Sistema de Monitoramento e Alertas Agroclimáticos (Simagro), ligado à Secretaria da Agricultura, aponta Getúlio Vargas, no norte do RS, como a cidade mais gelada, com -4,9ºC, seguido por Hulha Negra, na Campanha, com -3,7ºC.
Segundo o Inmet, a sensação térmica chegou a -15,9ºC em Cruz Alta e -15,7ºC em Lagoa Vermelha.
Até quando vai o frio no RS?
Conforme projeções da Climatempo, o período mais gelado, em que os termômetros marcam menos de 5ºC em relação à média, vai até a sexta-feira (4).
A onda de frio teve início no dia 29 de junho, após a chegada de forte massa de ar polar ao Estado. Ao longo dos próximos dias, o sistema gradativamente se afasta e os termômetros voltam a subir. Isso não significa que o frio irá embora, mas as temperaturas ficarão próximas à média prevista para essa época do ano.
A média da temperatura mínima para julho é de 8ºC em áreas do Centro, do Nordeste, do Sul, do Oeste, além da Região Metropolitana. No Norte e no Noroeste é de 10ºC.
Com relação à máxima, a média do mês é de 17ºC no Sul e no Nordeste, e de 19ºC no Centro, no Oeste, no Norte e na Região Metropolitana. Uma pequena parcela do noroeste do Estado chega a 21ºC.
Mín. 11° Máx. 20°