Sexta, 11 de Julho de 2025
20°

Tempo limpo

Redentora, RS

Economia Efeitos do tempo

Calorão do outono (que já ficou no passado) trouxe impactos à produção de leite no RS - RD Foco

Conforme levantamento divulgado pela Secretaria Estadual da Agricultura, em março, a produção diária pode ter caído até 24%

01/07/2025 às 15h53
Por: Jornalismo Fonte: GZH
Compartilhe:
Mês, que marcou o início do outono no Hemisfério Sul, registrou a maior média de temperatura no trimestre. Fernando Dias / Seapi/ Divulgação
Mês, que marcou o início do outono no Hemisfério Sul, registrou a maior média de temperatura no trimestre. Fernando Dias / Seapi/ Divulgação

calorão do outono — que, como mostram os termômetros, já ficou no passado — trouxe impactos à produção gaúcha de leite. É o que revela o comunicado agrometeorológico divulgado nesta segunda-feira (30) pela Secretaria Estadual da Agricultura. Conforme o levantamento, em março, a produção diária da matéria-prima pode ter caído até 24% nas vacas de maior rendimento. O mês registrou a maior média de temperatura no trimestre.

Pesquisadora, médica veterinária e uma das autoras do estudo, Adriana Tarouco explicou que “essa combinação de calor e umidade acionou mecanismos fisiológicos de termorregulação nas vacas, desviando energia da produção de leite para a manutenção da temperatura corporal”.

Para o levantamento, o estudo utilizou o Índice de Temperatura e Umidade (ITU) para avaliar o conforto térmico dos bovinos leiteiros e estimar as perdas na produtividade associadas ao estresse térmico, entre março e maio deste ano.

Com a chegada de massas de ar frio, em abril e maio, o cenário melhorou, as temperaturas oscilaram entre 15°C e 25°C, e a umidade relativa variou entre 64% e 91%. Os bovinos permaneceram, em média, 89,5% do tempo em conforto térmico em abril e 92% em maio, segundo o ITU.

 
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias