Além dos sistemas de geração de energia solar e baterias para uso residencial, a Solled, de Santa Cruz do Sul, terá agora equipamentos maiores para armazenamento de energia, chamados de Bess (Battery Energy Storage System). Feitas com lítio, ferro e fosfato, as estruturas são carregadas por energia solar ou da rede elétrica. Fabrica pela Weg, de Santa Catarina, a primeira já chegou ao Rio Grande do Sul.
Indústrias e comércio estão entre os clientes em potencial, diz Mara Schwengber, CEO da Solled Energia. Apesar de grande, a bateria pode ser transportada.
— Além de garantir energia quando há falha no fornecimento, ela otimiza o uso em horários com tarifas mais elevadas. Tem todas as funcionalidades daqueles geradores tradicionais, mas não gera ruído ou resíduo, nem usa combustível fóssil, que exige manutenção — detalha a executiva.
O preço varia conforme o projeto, mas o equipamento da foto custou R$ 450 mil. O retorno do investimento também depende do caso, pode ser em meses ou em alguns anos.
— Se ficar com o equipamento por cinco anos, é extremamente viável —garante Mara.
Mín. 11° Máx. 20°