O risco de temporais e grandes acumulados de chuva continua nesta quarta-feira (18) em todo o Rio Grande do Sul.
Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), há alerta de "grande perigo" para alagamentos, transbordamentos de rios e deslizamentos de encostas, principalmente na região das Missões e no centro do Estado.
Ainda segundo o Inmet, também há alerta para perigo de tempestade e ventos intensos em quase todo o território gaúcho. O acumulado de chuva pode chegar a 100 milímetros e os ventos, a 100 quilômetros por hora.
Há, ainda, alerta de "perigo potencial" para a região da divisa com Santa Catarina. Nesses locais, o acumulado de chuva pode chegar a 50mm e os ventos a 60 km/h.
Baixa pressão atmosférica
Segundo a Climatempo, a instabilidade é provocada por uma área de baixa pressão atmosférica no interior do continente, associada a um "cavado meteorológico" — corrente de vento que ajuda a formar nuvens de tempestade — em deslocamento por níveis médios da atmosfera.
Orientações
●Em caso de rajadas de vento: não se abrigue sob árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas, e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda
●Se possível, desligue aparelhos elétricos e o quadro geral de energia da sua residência
●Em caso de emergência, contate a Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193)
Mín. 11° Máx. 20°