Na sexta-feira (13/06), a Brigada Militar, por meio do 3° Batalhão Ambiental (BABM), e a Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) realizaram uma operação de combate à prática de rinha de galos, nos municípios de Quinze de Novembro e Ibirubá.
A ação foi desenvolvida após o recebimento de diversas denúncias sobre a prática criminosa de rinha de galos no interior das cidades. A equipe do 3º BABM, acompanhada do médico veterinário da Seapi, fiscalizou três locais que possuíam criação de galos.
Nas propriedades, foram encontradas gaiolas artesanais e materiais para uso em rinha. Ainda os galináceos estavam em confinamento sem acesso à luz solar e em espaços pequenos. Também, diversos animais estavam com esporas cortadas.
Diante dos fatos, os responsáveis foram detidos e confeccionados os respectivos Termos Circunstanciados por incorrer no crime de maus-tratos. Além disso os animais foram apreendidos e feita a destruição dos petrechos utilizados para rinhas.
Comando Ambiental“O Braço Verde da Brigada Militar”
Brigada Militar, A Força da Comunidade