A Polícia Civil do Rio Grande do Sul deflagrou, na terça-feira (10), uma operação para combater o crime de lavagem de dinheiro proveniente de extorsões praticadas na modalidade golpe dos nudes.
Sete pessoas foram presas. As ordens judiciais foram cumpridas nos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro.
Pelo menos 16 empresas tiveram as atividades suspensas e 300 contas bancárias foram bloqueadas. De acordo com a polícia, 37 veículos foram apreendidos e 10 imóveis sequestrados.
A operação é um desdobramento de uma investigação da polícia, de setembro de 2024, que investigou o crime de extorsões a partir do golpe dos nudes. Agora, a nova etapa tem como foco a lavagem de dinheiro proveniente dessas extorsões, promovida por um grupo criminoso com atuação em diferentes estados.
A polícia afirma que o grupo movimentou mais de R$ 320 milhões, utilizando empresas de fachada, laranjas e contas de terceiros para dissimular a origem ilícita dos valores. A partir da investigação, foi possível identificar e alcançar os líderes do grupo criminoso.
Mín. 5° Máx. 16°