Quinta, 12 de Junho de 2025
10°

Tempo limpo

Redentora, RS

Ronda Policial Operação A Firma II

Operação A Firma II é deflagrada no combate à lavagem de dinheiro praticada por grupo criminoso atuante em vários estados - RD Foco

.

10/06/2025 às 09h37
Por: Depto de Jornalismo Fonte: Polícia Civil RS
Compartilhe:
O grupo criminoso é responsável por praticar extorsões, através do “golpe dos nudes”. Foto: Divulgação/Polícia Civil
O grupo criminoso é responsável por praticar extorsões, através do “golpe dos nudes”. Foto: Divulgação/Polícia Civil

A Polícia Civil deflagrou na manhã desta terça-feira (10), a Operação Firma II, em Pelotas. A ofensiva é um desdobramento da Operação Firma I, realizada em setembro de 2024. Enquanto a primeira fase concentrou-se na investigação das extorsões praticadas na modalidade golpe dos nudes, a segunda etapa tem como foco a lavagem de dinheiro proveniente dessas extorsões, promovida por um grupo criminoso com atuação interestadual.

Até o momento, foram presas sete pessoas.

Foram cumpridos 13 mandados de prisão preventiva e 69 mandados de busca e apreensão, resultando na apreensão de 37 veículos, bloqueio de mais de 300 contas bancárias, suspensão das atividades comerciais de 16 empresas e sequestro de 10 imóveis. As ordens judiciais foram cumpridas nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro. As investigações apontam que o grupo criminoso movimentou mais de R$ 320 milhões, utilizando empresas de fachada, laranjas e contas de terceiros para dissimular a origem ilícita dos valores.

A investigação foi conduzida pela 2ª Delegacia de Polícia de Pelotas e contou com o emprego de 110 policiais civis apenas na cidade de Pelotas, além do apoio de diversas unidades em outros estados. Nesta segunda fase, foi possível identificar e alcançar os líderes do grupo criminoso, cujas prisões foram decretadas com base nos elementos colhidos durante a investigação.

 Segundo o Delegado César Nogueira, a Operação Firma II representa mais um passo no combate à criminalidade financeira e digital, atingindo diretamente o núcleo patrimonial do grupo criminoso e impedindo a continuidade de suas atividades ilícitas.

.
.
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias