Quinta, 12 de Junho de 2025
10°

Tempo limpo

Redentora, RS

Especiais Rio Grande do Sul

Gripe aviária: RS tem novo caso suspeito em granja comercial sob investigação

04/06/2025 às 16h18 Atualizada em 04/06/2025 às 16h27
Por: Depto de Jornalismo . Fonte: G1 RS
Compartilhe:
Granja com caso de gripe aviária em Montenegro (RS) — Foto: REUTERS/Diego Vara/File Photo
Granja com caso de gripe aviária em Montenegro (RS) — Foto: REUTERS/Diego Vara/File Photo

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, disse nesta quarta-feira (4) que há um novo caso suspeito de gripe aviária em granja comercial no Rio Grande do Sul sob investigação. Conforme a pasta, trata-se de um estabelecimento em Teutônia, município a cerca de 50 km de distância de Montenegro.

"Foram identificados alguns animais que chegaram no abatedouro com alguns sintomas. Amostra colhida, encaminhado ao laboratório e vamos aguardar", disse o diretor substituto do Departamento de Saúde Animal, Bruno Cotta.

Segundo o Mapa, o foco de gripe aviária em Montenegro foi contido e a doença não se espalhou para fora da granja comercial.

"É importante dizer que nós estamos com 14 dias de vazio sanitário, e não tem mais morte de animal. Portanto fica muito comprovado que o caso [de gripe aviária] não saiu da granja para fora", disse.

O Brasil poderá se declarar livre da gripe aviária se não registrar nenhum caso confirmado da doença em granja comercial até o dia 18 de junho. O prazo, chamado de vazio sanitário, corresponde aos 28 dias que começaram a ser contados em 22 de maio, um dia depois da desinfecção total da granja de Montenegro.

O caso de H5N1 paralisou parcialmente ou totalmente as exportações de frango do Brasil para mais de 30 países e blocos. 

O H5N1 é um subtipo do vírus Influenza que atinge, predominantemente, as aves. Os vírus Influenza são divididos entre os de Baixa Patogenicidade (LPAI, leve) e os de Alta Patogenicidade (HPAI, grave).

Suspeita em Anta Gorda é descartada

Outra suspeita de gripe aviária em granja comercial investigada no RS foi descartada em Anta Gorda, aponta o mapa do Ministério da Agricultura.

A cidade fica a cerca de 185 km de Porto Alegre e 135 km de Montenegro. Anta Gorda é a cidade em que foi identificado o único caso de Doença de Newcastle (NDC) do Brasil em 2024, o que fez com que o governo federal suspendesse temporariamente a exportação de carne de aves para 44 países.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias