Quinta, 12 de Junho de 2025
10°

Tempo limpo

Redentora, RS

Ronda Policial Rio Grande do Sul

Mais de 500 galos criados para rinha são resgatados em chácara no RS; homem é preso por maus-tratos

15/05/2025 às 15h22
Por: Depto de Jornalismo . Fonte: Agora no Vale
Compartilhe:
Foto-Marcos-Batista-GCM-PMEV
Foto-Marcos-Batista-GCM-PMEV

Uma operação da Guarda Municipal de Estância Velha, na Região Metropolitana de Porto Alegre, resultou no resgate de mais de 500 galos mantidos em condições ilegais para prática de rinhas. A ação foi realizada na quarta-feira, 14 de maio, em uma chácara do município, e levou à prisão em flagrante de um homem por maus-tratos a animais.

A investigação teve início após denúncias de que um cão estaria vivendo em condições degradantes no local. Durante a apuração, agentes utilizaram um drone para obter imagens aéreas da propriedade, o que permitiu a identificação de diversas irregularidades.

Galos estavam confinados e alguns apresentavam sinais de briga

De acordo com a Guarda Municipal, os galos estavam dispostos em gaiolas individuais. Um dos animais foi encontrado dentro de uma arena, estrutura frequentemente utilizada em treinamentos e combates clandestinos. A ave usava biqueira, esporas de borracha e um colete protetor — equipamentos típicos utilizados em rinhas.

Dois galos apresentavam lesões compatíveis com confrontos recentes. Além disso, foram localizados medicamentos veterinários no local, que podem ter sido usados para aumentar o desempenho dos animais durante as lutas.

Cão era alimentado com carcaças de galos mortos

A situação de maus-tratos também incluía um cão, mantido em um canil sem acesso à água ou à área externa. Segundo os agentes, o animal era alimentado exclusivamente com restos de carcaças de galos em decomposição, jogadas por cima da cerca. O espaço estava repleto de fezes, penas e restos orgânicos em estado avançado de putrefação.

O cão foi avaliado por um médico veterinário da Secretaria Municipal de Bem-Estar Animal, que confirmou o quadro de maus-tratos.

Prisão e encaminhamentos

O responsável pela chácara foi detido e encaminhado à delegacia para os procedimentos legais. Ele responderá por crime de maus-tratos, previsto na Lei de Crimes Ambientais, com agravante por envolver grande quantidade de animais.

As aves e o cão resgatados foram levados para avaliação veterinária e posterior encaminhamento a locais de acolhimento.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias