A menina que morreu nesta quinta-feira (8) após ter costelas fraturadas, pulmão perfurado e lesões nos órgãos genitais, em São Gabriel, na Fronteira Oeste, não tinha histórico de violência. O relato foi dado pelo Conselho Tutelar do município e também pela direção da escola onde Izabelly Carvalho Brezzolin, 11 anos, estudava.
O pai da criança, de 55 anos, e a mãe, de 36, estão presos e são suspeitos de cometerem os crimes.
Conhecida por ser uma menina tímida e quieta, Izabelly cursava o 4º ano na Escola Municipal de Ensino Fundamental Presidente Kennedy. Conforme a diretora Vivian Possebon, nenhuma atitude suspeita por parte dos pais foi notada, nem sinais de violência na criança:
— A mãe levava e buscava a filha regularmente nas aulas. Ela morava na rua ao lado da escola, era vista brincando dentro do pátio de casa, aparentava ser uma criança bem cuidada — comentou.
Ainda segundo a diretora, a criança era participativa nas atividades escolares:
— A Izabelly era quieta, mas participava bastante, inclusive das aulas de dança. Conversei com todos os professores, do 1º ao 4º ano e ninguém nunca notou algo. Não tínhamos ideia do que ela sofria.
Nas redes sociais, o colégio manifestou pesar e expressou condolências aos familiares e amigos.
O mesmo cenário foi relatado pelo Conselho Tutelar de São Gabriel. De acordo com o órgão, a família não era acompanhada e não havia histórico de agressões. O Conselho foi acionado somente após a entrada da menina no hospital de São Gabriel.
A Polícia Civil também confirmou que não havia nenhum registro de ocorrência de violência contra a menina.
De acordo com o delegado Daniel Severo, responsável pela investigação, o inquérito segue ainda sem definição se é um caso de estupro seguido de morte ou de feminicídio.
— O dolo do agente (intenção) é que vai determinar o enquadramento legal final. Enquanto não saírem as perícias solicitadas, não tenho como fechar a questão — disse Severo.
O caso
O caso aconteceu na quarta-feira (7). De acordo com a Polícia Civil, a menina chegou à Santa Casa de São Gabriel com duas costelas fraturadas, pulmão perfurado, hematomas pelo corpo, além de lesões e sangramento nos órgãos genitais.
Os pais alegaram que a menina se machucou ao cair da cama. No entanto, a Polícia Civil considerou a versão incompatível com a gravidade das lesões. Os dois foram presos.
Com o quadro de saúde grave, Izabelly foi transferida para o Hospital Universitário de Santa Maria (Husm), onde morreu na manhã de quinta-feira (8). O corpo dela foi encaminhado para necrópsia.
Segundo o delegado Daniel Severo, ainda não há definição se o caso será tratado como estupro seguido de morte, ou de feminicídio. A definição irá ocorrer após as perícias e exames.
Mín. 14° Máx. 20°