Domingo, 15 de Junho de 2025
11°

Tempo nublado

Redentora, RS

Saúde Lábio leporino

SUS passa a oferecer cirurgia de lábio leporino e tratamento completo pelo sistema público - RD Foco

Nova lei sancionada por Lula garante cirurgia reconstrutiva, reabilitação oral e apoio psicológico gratuito.

07/05/2025 às 19h27
Por: Depto de Jornalismo Fonte: Por Redação Oeste Mais
Compartilhe:
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O Sistema Único de Saúde (SUS) passará a oferecer gratuitamente o procedimento cirúrgico de reconstrução de lábio leporino e fenda palatina, além de todo o tratamento necessário no pós-operatório. A medida foi instituída pela Lei nº 15.133, sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva nesta quarta-feira, dia 7.

De acordo com a nova legislação, o SUS, por meio das unidades públicas ou conveniadas, deverá garantir não apenas a cirurgia reconstrutiva, mas também todo o suporte relacionado à recuperação do paciente, utilizando todos os recursos disponíveis no setor de saúde.

O texto da lei assegura ainda que, quando houver necessidade de reeducação oral, o paciente terá acesso gratuito a acompanhamento fonoaudiológico, com foco em exercícios de sucção, mastigação e desenvolvimento da fala.

Além disso, o tratamento poderá incluir apoio de um ortodontista, também pelo SUS, para avaliação e aplicação de implantes dentários ou aparelhos ortodônticos, quando indicados.

Nos casos em que for necessário, o paciente também terá direito a acompanhamento psicológico, visando oferecer suporte emocional durante todo o processo de reabilitação.

O que é lábio leporino 

Lábio leporino é uma malformação congênita que ocorre quando o lábio superior do bebê não se forma completamente durante a gestação. Isso resulta em uma abertura ou fenda no lábio, que pode variar de um pequeno corte até uma separação mais extensa que chega até o nariz.

Essa condição pode ocorrer sozinha ou estar associada ao palato fendido (fissura palatina), que é uma abertura no céu da boca. Ambas acontecem por uma falha na fusão dos tecidos faciais durante as primeiras semanas de desenvolvimento fetal.

  • Causas possíveis:
  • •  Fatores genéticos (histórico familiar)
  • •  Deficiências nutricionais (como falta de ácido fólico)
  • •  Exposição a substâncias nocivas durante a gravidez (álcool, cigarro, drogas, e certos medicamentos)

*Oeste Mais

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias