Nos últimos dias, um vídeo viralizou na internet ao mostrar um robô humanoide atacando funcionários em uma fábrica na China. O modelo, chamado de Unitree H1, teria entrada no “modo destruição” por um erro em linhas de código, e não em uma possível revolução das máquinas, como muitas pessoas têm tratado recentemente.
No vídeo, é possível ver o robô pendurado em um tipo de guindaste próximo a dois funcionários que parecem ter uma conversa. De surpresa, o modelo começa a realizar diversos movimentos rápidos com os braços e atinge os empregados, derrubando um monitor e outros acessórios.
Pelas imagens, não é possível conferir se os profissionais se machucaram seriamente ao ataque, mas esse não parece ter sido o caso. Também não há informações sobre onde esse vídeo foi gravado, já que o local é parecido com uma fábrica, e muito menos uma data de quando o incidente ocorreu.
O conteúdo rapidamente se espalhou pela internet, e muitas páginas sensacionalistas começaram a afirmar que se tratava de um ataque premeditado pela máquina.
Falha causou ataque de robô na China
A Unitree Robotics, empresa responsável pela fabricação do Unitree H1, aponta que o ataque foi realmente um acidente, causado por erros na linha de código do produto. Essa declaração é mais um indicativo de que o acidente causado na China não foi uma revolução robótica contra os humanos.
Em virais como esses, diversos perfis costumam divulgar informações falsas ou exageradas sobre o ocorrido, aumentando o receio da população sobre robôs. No entanto, a indústria já utiliza maquinário robotizado há pelo menos uma década, e só recentemente modelos humanoides começaram a ser utilizados em larga escala.
Como é o robô que atacou funcionários na China?
Lançado pela empresa Unitree, o modelo H1 é o primeiro robô humanoide da companhia feito para trabalhos de “propósito geral”. Disponível na China, a fabricante informa que essa versão tem autonomia para andar e correr de forma autônoma em terrenos complexos, como escadas, e diversos ambientes.
-O Unitree H1 possui campo de visão em 360° de alta precisão;
-Seu corpo tem 1,8 m de altura e pesa cerca de 70 kg;
-Não há cabos externos no robô;
-A mobilidade do humanoide é de até 5 m/s.
Essa não é a primeira vez que um robô ataca um funcionário em uma fábrica. Em 2023, um engenheiro da Tesla sofreu um acidente nas instalações do Texas e foi salvo pelos colegas.
Mín. 8° Máx. 16°