Segunda, 28 de Abril de 2025
19°

Tempo nublado

Redentora, RS

Geral Concluído laudo

Concluído laudo sobre explosão que matou trabalhador em Cordilheira Alta - RD Foco

Polícia Científica conduziu investigação de acidente ocorrido no dia 18 de fevereiro deste ano.

15/04/2025 às 20h53
Por: Depto de Jornalismo Fonte: Por Redação Oeste Mais
Compartilhe:
Tanque explodiu no dia 18 de fevereiro de 2025 (Foto: Saer)
Tanque explodiu no dia 18 de fevereiro de 2025 (Foto: Saer)

A Polícia Científica concluiu o laudo pericial que investigou a causa da explosão ocorrida em uma empresa de asfalto em Cordilheira Alta, no Oeste de Santa Catarina, causando a morte de uma pessoa e deixando outras vítimas com ferimentos.

O acidente no dia 18 de fevereiro deste ano ocorreu durante o descarregamento de emulsão asfáltica e foi causado pelo acúmulo de vapores inflamáveis no interior do tanque que era abastecido com o produto, aliado à utilização indevida de um maçarico alimentado com gás GLP, concluíram os peritos.

Segundo o laudo, o equipamento possivelmente foi acionado para tentar acelerar o escoamento da emulsão, mas acabou servindo como fonte de ignição para os gases acumulados. Além da análise pericial, exames laboratoriais foram realizados em amostras de material coletado no local da explosão.

A explosão ocorreu por volta das 14 horas, em uma empresa na linha Fernando Machado, no interior de Cordilheira Alta. Além da vítima fatal, a ocorrência deixou quatro feridos, sendo um em estado grave. Todos foram atendidos e encaminhados ao Hospital Regional do Oeste, em Chapecó. O homem que morreu sofreu uma parada cardiorrespiratória e foi a óbito na unidade.

O laudo também aponta que “as práticas adotadas no momento da operação não seguiram protocolos mínimos de segurança exigidos para o manuseio desse tipo de substância, contribuindo decisivamente para o desencadeamento do acidente”.

“O documento foi encaminhado à autoridade policial responsável pelo inquérito e deverá subsidiar a apuração de possíveis responsabilidades criminais, civis ou administrativas”, informou ainda a Polícia Científica de Santa Catarina.

*Oeste Mais

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias