Domingo, 27 de Abril de 2025
20°

Tempo nublado

Redentora, RS

Especiais Heróis

Brigada Militar socorre bebê de quatro dias que estava engasgado no RS

16/03/2025 às 11h19
Por: Depto de Jornalismo . Fonte: Gaúcha ZH
Compartilhe:
Foto: Divulgação/BM
Foto: Divulgação/BM

Uma bebê com quatro dias de vida foi salva pela Brigada Militar no final da manhã deste sábado (15), em Canoas, após engasgar com leite materno. O pedido de socorro foi feito pelos pais da criança, que foram ao quartel do 15° Batalhão de Polícia Militar (15°BPM).

A filha do casal, Maria Alice, estava em situação crítica quando chegou ao quartel, por volta das 10h15min. Apresentando a pele pálida, a bebê estava com a respiração comprometida e quase sem sinais vitais. 

A soldado Fernanda Stein estava na guarda quando os pais pediram socorro. Então, ela solicitou ajuda da soldado Lisiane Klaus, que aplicou a manobra de Heimlich — procedimento para desobstruir a respiração.

— A gente fica meio apreensiva, mas deu tudo certo. Logo chegou o sargento (Rudibeldo Ohlweiller), que auxiliou a gente naquele momento. Graças a Deus ocorreu tudo dentro da melhor forma possível — relata.

Após a manobra, a bebê voltou a ter os sinais vitais. As vias aéreas foram desobstruídas e a respiração restabelecida. Em seguida, a criança foi encaminhada em uma viatura do Corpo de Bombeiros para atendimento hospitalar.  

Lisiane conta que foi a primeira vez que utilizou a manobra em atendimento policial. Porém, ela já recorreu ao procedimento com seu filho enquanto amamentava. Ao perceber que ele engasgou com o leite,  a mãe pôs em prática o que aprendeu nos treinamentos da BM. 

— É muito importante também que os médicos passem essa manobra para as mães no pré-natal, ou que seja divulgada. É uma situação comum, e, às vezes, apenas virando a cabeça da criança para baixo tu consegues desengasgar ela — diz Lisiane.

Em nota, a Brigada Militar destacou que a “ação rápida, eficiente e crucial dos policiais militares SGT. PM Ohlweiler de folga, SD PM Fernanda e SD PM Lisiane em serviço, foram fundamental para salvar a vida da criança”. 

O comunicado acrescenta que a atitude dos três “reafirma o compromisso da corporação de agir com prontidão e dedicação em qualquer situação, garantindo a segurança e o bem-estar da comunidade”.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias