Quarta, 26 de Março de 2025
23°

Parcialmente nublado

Redentora, RS

NOTÍCIAS DO EXECUTIVO REDENTORENSE Redentora

Redentora: Administração Municipal através da Emater e CRAS participa do 3° Seminário Regional do Artesanato em Três Passos

13/03/2025 às 15h55
Por: Depto de Jornalismo . Fonte: Ascom/ Redentora
Compartilhe:
Redentora: Administração Municipal através da Emater e CRAS participa do 3° Seminário Regional do Artesanato em Três Passos

No dia 12 de março, quarta-feira, aconteceu o 3° Seminário Regional do Artesanato em Três Passos. O evento reuniu artesãos, especialistas e entusiastas do setor no auditório da Câmara do Comércio, Indústria e Serviços – CACIS - de Três Passos.

A Coordenadora Regional de Desenvolvimento Social Sra. Etiane da Roza Souza Moellmann, fez a abertura das programações do dia trazendo uma palestra sobre o Programa Gaúcho de Artesanato e a importância do Programa para os artesãos, e as diferenças entre artesanato e trabalhos manuais.

Em seguida durante a programação foi apresentado o painel “Artesanato movimenta economia, conecta pessoas e expressa relevância sociocultural na região”, mediado pela Sra. Isabel Vanessa Robaert de Souza, Extensionista Rural Social do Escritório Regional da Emater/RS-Ascar de Ijuí.

O painel contou com a participação da Agência da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social - FGTAS/Sine - de Ijuí Sra. Elinir Maria Didoné, representando a Associação de Artesãos de Ijuí (ADAI); e Sra. Elizandra Cristiane Pinheiro da Silva, Sra. Analista de Planejamento da Itec-Sol – Incubadora Social e Ambiental da Unijuí.

Um diálogo enriquecedor sobre as experiências dos artesãos, a importância do artesanato para a economia na geração de renda e empregabilidade, valorização da cultura local além dos benefícios para a saúde mental de quem o desenvolve.

A extensionista social da Emater de Redentora, Sra. Patrícia de Moura, acompanhada pelas oficineiras do CRAS Sagrada Família da Sra. Maristela Fatima Maçalai, Sra. Rovena Callioni da Silva, estiveram presente no evento, onde elas puderam mostrar os trabalhos realizados nas oficinas do Centro de Referência Assistência Social – CRAS Sagrada Família, e a artesã indígena Adriana Yva Borges, também esteve presente expondo o artesanato indígena.

A capacitação foi uma oportunidade de construção de conhecimento na atividade profissional e interação com as artesãs de outras cidades que estiveram presentes no evento.

Além das palestras e debates, os participantes realizaram uma visita ao Recanto Artesanal, localizado na Avenida Ijuí, Bairro Pindorama, sob a mediação de Adenise Götz, curadora da “Lojas Adenise”.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias