Duas pessoas morreram em um envolvendo uma carreta e um carro, na ERS-149, na localidade de Lomba Alta, interior de Restinga Sêca, na região central do estado, nesta quarta-feira (12). As vítimas são Venita Lucila Ladwig, 80 anos, e o filho Nilzo Ivo Ladwig, de 58 anos.
O acidente ocorreu na ERS-149, na localidade de Lomba Alta, interior de Restinga Sêca, na manhã desta quarta-feira (12).
Segundo as informações, uma carreta, que seguia em direção à cidade, teria saído da pista e colidido contra o automóvel, que fazia o sentido oposto.
Venita era passageira do carro modelo Chevrolet Cruze, e morreu no local. Já o Nilzo era quem conduzia o automóvel. Ele chegou a ser socorrido pelos bombeiros militares e conduzido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) ao Hospital de Caridade São Francisco, porém não resistiu.
Nilzo era natural de Restinga Sêca e formado pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) em Geografia. Ele morava em Florianópolis (SC), onde era mestre e doutor em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A vítima também era colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Geografia pela UFSC e pesquisadora pela Universidade de Coimbra.
Nilzo liderava o Laboratório de Planejamento e Gestão Territorial da ONG Grupo Brasil Verde, que lamentou a perda pelas redes sociais:
Além disso, o professor foi um grande parceiro de ações educativas e científicas no território do Geoparque Mundial da UNESCO Caminhos dos Cânions do Sul.
Despedida
Os corpos de Nilzo e Venita estão no Posto Médico Legal (PML) de Santa Maria. Os serviços fúnebres estão a cargo da Funerária Caminho da Luz. O velório de ambos está previsto para iniciar às 23h desta quarta em Restinga Sêca. Nilzo deve ser cremado na manhã de quinta-feira (13), enquanto sua mãe deve ser sepultada em Lomba Alta, também pela manhã.
Mín. 17° Máx. 32°