Quarta, 26 de Março de 2025
23°

Parcialmente nublado

Redentora, RS

Região Coronel Bicaco

Coronel Bicaco: Administração, Emater e Defesa Civil monitoram a situação relativa à estiagem no município - RD Foco 

.

12/03/2025 às 18h10
Por: Depto de Jornalismo Fonte: Ascom/Prefeitura de Coronel Bicaco
Compartilhe:
Foto: Ascom/Prefeitura de Coronel Bicaco
Foto: Ascom/Prefeitura de Coronel Bicaco

A Administração Municipal esteve em reunião no dia 12 de março de 2025 com técnicos da EMATER e Coordenação da Defesa Civil Municipal para realizar avaliação da evolução da estiagem no município.

O executivo vem somando esforços, coletando informações e dados, para nas próximas semanas avaliar a necessidade  de edição  de um Decreto de Situação de Emergência pela Estiagem. 

Para que esse Decreto seja homologado pela Defesa Civil e reconhecido pelo Governo do Estado e Federal são necessários dados e embasamentos técnicos, pois além das perdas na produção agrícola, outros fatores, como a escassez de água para os animais e possíveis impactos à população devidamente comprovadas com fotos georreferenciadas para embasar  a eventual medida.

Até este momento não se constatou escassez hídrica que exigisse o abastecimento por meio de caminhões tanques.

O prefeito destacou que este encontro teve o objetivo de buscar informações sobre a situação no município, e alinhar estratégias conjuntas para auxílio da comunidade se necessário. 

Estaremos monitorando a situação e acompanhando os efeitos em cada localidade.

A Emater avalia a situação quinzenalmente e hoje a estimativa de perdas é de 20% na produção de soja;

Essa ⁠tendência deverá se agravar pela precisão sem chuva;

Um grupo de trabalho se reunirá  semanalmente para fundamentar a edição de um possível decreto;

Por fim, nos próximos dias haverá novo encontro para que sejam realizadas as análises de todos os fatores envolvidos, culminando em uma tomada de decisão mais assertiva, com relação a possibilidade/necessidade de decretação de situação de emergência.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias