A Administração Municipal esteve em reunião no dia 12 de março de 2025 com técnicos da EMATER e Coordenação da Defesa Civil Municipal para realizar avaliação da evolução da estiagem no município.
O executivo vem somando esforços, coletando informações e dados, para nas próximas semanas avaliar a necessidade de edição de um Decreto de Situação de Emergência pela Estiagem.
Para que esse Decreto seja homologado pela Defesa Civil e reconhecido pelo Governo do Estado e Federal são necessários dados e embasamentos técnicos, pois além das perdas na produção agrícola, outros fatores, como a escassez de água para os animais e possíveis impactos à população devidamente comprovadas com fotos georreferenciadas para embasar a eventual medida.
Até este momento não se constatou escassez hídrica que exigisse o abastecimento por meio de caminhões tanques.
O prefeito destacou que este encontro teve o objetivo de buscar informações sobre a situação no município, e alinhar estratégias conjuntas para auxílio da comunidade se necessário.
Estaremos monitorando a situação e acompanhando os efeitos em cada localidade.
A Emater avalia a situação quinzenalmente e hoje a estimativa de perdas é de 20% na produção de soja;
Essa tendência deverá se agravar pela precisão sem chuva;
Um grupo de trabalho se reunirá semanalmente para fundamentar a edição de um possível decreto;
Por fim, nos próximos dias haverá novo encontro para que sejam realizadas as análises de todos os fatores envolvidos, culminando em uma tomada de decisão mais assertiva, com relação a possibilidade/necessidade de decretação de situação de emergência.
Mín. 17° Máx. 32°