Quarta, 26 de Março de 2025
23°

Parcialmente nublado

Redentora, RS

Geral Resgate

Guiados por GPS de coleira, bombeiros resgatam cachorro de dentro do Cânion Fortaleza, em Cambará do Sul - RD Foco

Equipe estima que “Cabeça” tenha ficado mais de um dia perdido.

12/03/2025 às 09h39
Por: Depto de Jornalismo Fonte: GZH/Pioneiro/Pedro Zanrosso
Compartilhe:
Soldado Luis e soldado Vargas comemoraram o resgate de Cabeça. Foto: Bombeiros de Canela / Divulgação
Soldado Luis e soldado Vargas comemoraram o resgate de Cabeça. Foto: Bombeiros de Canela / Divulgação

Um cão da raça galgo foi resgatado na tarde de segunda-feira (11) após se perder no Parque Nacional da Serra Geral, em Cambará do Sul. "Cabeça", como o cachorro é chamado, foi encontrado 110 metros abaixo de uma das bordas do Cânion Fortaleza pelas equipes de bombeiros de Canela e Cambará. 

Para o resgate, os bombeiros utilizaram técnicas de rapel e contaram com a ajuda de um GPS, instalado na coleira do animal. O local onde "Cabeça" foi encontrado, de acordo com o sargento Roger Martins, é oposto à área de visitação, gerenciada pela concessionária. Para acessá-lo foram percorridos 19 quilômetros de estrada de chão:

— Deslocamos até o outro lado do cânion, estacionamos onde é seguro e depois, com equipamentos nas costas, caminhamos 800 metros para chegar até a borda. Fizemos a ancoragem dos cabos e realizamos a descida guiada até acessar o animal. 

Os bombeiros estimam que o cachorro tenha ficado mais de um dia perdido. Antes de acabar a bateria, o GPS indicava que ele estava a cerca de 30 metros da borda. Após o resgate, ele foi devolvido ao tutor.

*GZH/Pioneiro/Pedro Zanrosso

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias