Quarta, 26 de Março de 2025
29°

Tempo nublado

Redentora, RS

Ronda Policial TI Guarita

Confronto no sábado deixou cinco feridos na Terra Indígena do Guarita, em Redentora

09/03/2025 às 13h45
Por: Depto de Jornalismo . Fonte: Gaúcha ZH
Compartilhe:
Foto: Brigada Militar / Divulgação
Foto: Brigada Militar / Divulgação

O conflito ocorrido na manhã deste sábado (8) deixou ao menos cinco feridos na Terra do Guarita, a maior reserva indígena do RS, localizada em Redentora, no noroeste gaúcho.

Segundo a Polícia Civil, duas mulheres e três crianças foram agredidas a pedradas no Setor Bananeira. Eles receberam atendimento no Hospital Santo Antônio, em Tenente Portela, e foram liberados. 

O confronto começou depois da confirmação da morte do líder local Osmar Sales, que atuava como capitão do setor, na manhã de sábado. Ele estava internado na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital Santo Antônio de Tenente Portela desde 3 de fevereiro, quando foi vítima de golpes de canivete.

Em resposta, um grupo colocou fogo em cinco casas, três veículos e um bar da comunidade, além de agredir suspeitos de cometer o crime contra Sales. A Brigada Militar e o Corpo de Bombeiros Voluntários de Tenente Portela foram acionados, mas não puderam entrar no local, uma vez que cerca de 100 indígenas bloqueavam o acesso. 

Segundo a Brigada Militar, eles estavam armados com pedaços de pau, pedras, armas artesanais e ferramentas agrícolas. Disseram que se manifestavam para que as lideranças da comunidade tomem providências sobre o homicídio do líder do grupo. 

Depois de mais de duas horas de diálogo entre os policiais e cacique, houve um acordo e os manifestantes liberaram a via e cessaram o confronto. 

A Polícia Civil registrou a ocorrência e vai investigar a autoria dos crimes.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias