Sábado, 26 de Abril de 2025
24°

Tempo limpo

Redentora, RS

Saúde Rio Grande do Sul

Adolescente de Horizontina é a primeira vítima de coqueluche em 2025 no RS

04/03/2025 às 09h07
Por: Depto de Jornalismo . Fonte: A Hora
Compartilhe:
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

O Rio Grande do Sul registrou a primeira morte por coqueluche em 2025. A vítima, um adolescente de 15 anos de Horizontina, no noroeste do Estado, possuía o esquema vacinal completo, mas era portador de uma doença multissistêmica, com comprometimento de vários órgãos.

O óbito aconteceu na última semana de janeiro, mas foi divulgado somente no início de março pela Secretaria Estadual da Saúde. Até o momento, 75 casos de coqueluche foram identificados no Estado.

A coqueluche é uma doença caracterizada por tosse persistente, que pode evoluir para pneumonia, especialmente em bebês menores de seis meses. A transmissão acontece por secreções expelidas durante fala, tosse e espirros, e uma pessoa doente pode infectar até 17 indivíduos suscetíveis, conforme informações da SES.

A principal forma de prevenção é a vacinação. A vacina contra coqueluche faz parte do calendário vacinal infantil, com três doses da pentavalente aos dois, quatro e seis meses, além de dois reforços com a vacina DTP aos 15 meses e aos quatro anos. Desde 2014, gestantes recebem a vacina no pré-natal para proteger os recém-nascidos. Para adultos, o reforço é indicado a cada dez anos com a vacina dT, que também previne tétano e difteria.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias