Quarta, 26 de Março de 2025
23°

Parcialmente nublado

Redentora, RS

Especiais Brasília

Brasília: Comitiva da Região participa de audiência para promover a construção da ponte que ligará Brasil e Argentina entre Tiradentes do Sul e El Soberbio - RD Foco

.

11/02/2025 às 21h43 Atualizada em 12/02/2025 às 23h56
Por: Depto de Jornalismo Fonte: Ascom/Prefeitura Municipal de Três Passos
Compartilhe:
Prefeito de Redentora e Presidente da Amuceleiro, Malberk Dullius, esteve na audiência. Fotos: Divulgação
Prefeito de Redentora e Presidente da Amuceleiro, Malberk Dullius, esteve na audiência. Fotos: Divulgação

Na terça-feira (11/02/2025), o Palácio Itamaraty, sede do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, foi palco de uma importante audiência entre autoridades brasileiras e argentinas. O presidente da Amuceleiro e prefeito de Redentora, Sr. Malberk Antoine Kunst Dullius, esteve acompanhado dos prefeitos Arlei Tomazoni (Três Passos), Marco Aurélio Nedel (Crissiumal), Elton Pilger (Tiradentes do Sul), Ademir da Cruz (Esperança do Sul), Luiz Carlos Sandri (Humaitá), Arleu Valadar Machado (Coronel Bicaco), da prefeita Lilian Fontoura Depiere (Santo Augusto), Ari Roehrs (Nova Candelária), e Claudenir Scherer (vice-prefeito Tenente Portela), além do representante do Sindilojas Celeiro, Antônio Afonso Granich, entre outras figuras políticas da região Celeiro. O encontro teve como tema central a viabilidade da construção da ponte internacional que ligará Brasil e Argentina, em Porto Soberbo - Tiradentes do Sul/RS e El Soberbio/AR.

A reunião contou com a presença do Embaixador João Marcelo Galvão de Queiroz, Diretor do Departamento de América do Sul, de deputados federais brasileiros, como o Deputado Federal Lucas Redecker, Elvino Bohn Gass e Celso Russomanno, que atualmente é vice-presidente do Parlamento do Mercosul (Parlasul), e reforçou o compromisso do governo em promover a integração entre os dois países. A discussão envolveu prefeitos de diversos municípios gaúchos e argentinos, que debateram as perspectivas sobre o impacto da nova infraestrutura para a integração regional, além do fortalecimento do comércio bilateral.

O projeto da ponte entre El Soberbio e Porto Soberbo, que já é um sonho antigo das duas nações, visa melhorar a conectividade entre o sul do Brasil e a província de Misiones, na Argentina. A nova ligação facilitará o trânsito de pessoas e o fluxo de mercadorias, gerando benefícios significativos para os dois países. Além disso, a construção da ponte promete estimular setores como turismo, produção agrícola e comércio transfronteiriço, impulsionando o desenvolvimento econômico nas duas margens do Rio Uruguai.

Na parte da tarde, a delegação de prefeitos e demais representantes participaram de outra audiência com o corpo técnico do Ministério dos Transportes, para discutir questões relativas ao projeto técnico da obra da ponte binacional. 

Ao final da reunião, as autoridades reafirmaram seu compromisso de continuar trabalhando juntas para garantir que o projeto da ponte seja concluído com sucesso e que os benefícios sejam amplamente compartilhados entre os dois países.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias