João Pedro Milgarejo, de 17 anos, recebeu na manhã deste domingo, em nome do projeto "Remar Para o Futuro" uma homenagem da Confederação Brasileira de Remo. Ele esteve na Raia Olímpica, no Rio de Janeiro, onde ocorreu o Campeonato Brasileiro de Jovens Talentos da categoria para ser homenageado.
O atleta é o único sobrevivente do acidente ocorrido na BR 376, em Guaratuba, Paraná na noite de 20 de outubro que vitimou sete atletas, o treinador Oguener Tissot e o motorista da van, que levava o grupo de volta a Pelotas, após ter conquistado medalhas no Campeonato Brasileiro Interclubes de Remo ocorrido em São Paulo. "Eu me sinto muito feliz por isso, é uma homenagem para eles e pra mim, que me dá mais força pra seguir em frente", disse. O jovem admitiu que ainda se recupera emocionalmente do acidente. " Voltei a treinar há aproximadamente três semanas. Há cinco dias na Confederação Brasileira de Remo", relata. Milgarejo pretende ficar com a mãe no Rio de Janeiro até o próximo dia 18. "Ainda em dezembro volto a treinar em Pelotas com os amigos do projeto. Apesar de tudo que ocorreu, vou seguir firme no meu objetivo de um dia disputar uma Olimpíada", garante.
Para o coordenador geral do projeto, Fabrício Boscolo, a homenagem da Confederação Brasileira de Remo é uma forma de nos ajudar a honrar a memória de nosso tão amado treinador, Oguener Tissot, e a cada um de nossos sete remadores vitimados. "Ela vem tarde, pois poderia ter acontecido em vida - especialmente em função do impacto e dos resultados do projeto. Mas é um modo de dignificar e de dar visibilidade a um projeto que muda a vida de tantos jovens na cidade de Pelotas", opinou.
Resultados de pesquisas
Na última semana, dois integrantes da comissão técnica do Projeto apresentaram os resultados de suas pesquisas realizadas com atletas da iniciativa na Universidade Federal de Pelotas (Ufpel). O ex-atleta do projeto e aluno da Escola Superior de Educação Física da Ufpel, Davi Rubira, demonstrou que o desempenho em testes de força muscular pode auxiliar na predição do resultado em teste de dois mil metros. Já o coordenador da preparação física, Gabriel de Moraes, apresentou informações de longo prazo do desenvolvimento da força em jovens remadores. Ambos os trabalhos tinham como participantes os remadores que faleceram no acidente .
Mín. 15° Máx. 32°