A condição hidrológica atual é de níveis em limiares de normalidade em todo o estado, e níveis baixos em estações na bacia do Taquari. Observam-se tendências de elevação nas bacias da fronteira oeste que drenam para o rio Uruguai, em função dos acumulados de chuvas mais recentes, que superaram os 170 mm pontualmente entre Porto Mauá e Porto Lucena.
É indicado o grau de ALERTA (cidades em amarelo no mapa hidrológico) para todas as bacias hidrográficas do estado, devido a possibilidade de ocorrência de elevações em córregos, arroios, pequenos lagos e rios de menor ordem, afetando as regiões ribeirinhas e demais localidades bem próximas aos corpos d’água.
Nessa condição de alerta é apontado o risco de elevação em arroios e rios menores, com possibilidade de cheias desses corpos hídricos, que o monitoramento não contempla, além do risco de alagamentos pontuais em perímetros urbanos. Esses eventos devem ocorrer em locais onde a chuva apresentar maior intensidade (volume elevado em um curto espaço de tempo).