Neste sábado, 30 de novembro, a Defesa Civil do Rio Grande do Sul realizará uma demonstração do sistema Defesa Civil Alerta, com o envio de um alerta via cell broadcast para 36 municípios de diversas regiões do estado. A ferramenta, desenvolvida em parceria entre a Defesa Civil Nacional e a Anatel, utiliza a rede de sinal de telefonia celular para enviar alertas em tempo real, visando informar a população sobre desastres extremos e situações de risco iminente.
A primeira mensagem será enviada às 15h para 13 municípios, entre eles Alegrete, Dom Pedrito, Santa Maria e Pelotas. O segundo lote, com o envio de alertas às 15h05, incluirá localidades como Porto Xavier, Caxias do Sul, Estrela, Novo Hamburgo e São Jerônimo, entre outras.
Durante a demonstração, os celulares dos moradores dos municípios selecionados irão vibrar e emitir um som de alerta contínuo, com duração de cerca de 10 segundos. A mensagem de texto aparecerá na tela do dispositivo, sobrepondo o conteúdo que estava sendo visualizado. A mensagem será breve e indicará que o alerta é parte de uma demonstração do novo sistema de emergência.
Importante destacar que não será necessário nenhum cadastro prévio para receber o alerta, que será enviado a todos os telefones dentro da área de cobertura das torres de telefonia, mesmo para pessoas que não residem nos municípios citados. O sistema funciona também quando o celular está em modo silencioso ou sem créditos.
Os alertas serão disparados pelo Centro de Operações de Proteção e Defesa Civil, localizado em Porto Alegre, e serão utilizados apenas em situações de desastres extremos, como inundações e tempestades severas. A Defesa Civil reforça que a população não precisa se preocupar, pois a atividade será apenas uma simulação do novo sistema.
A partir do dia 4 de dezembro, a ferramenta Defesa Civil Alerta estará disponível para ser usada em todo o território gaúcho, com o objetivo de proteger a população em situações de risco iminente.
Mín. 18° Máx. 25°