Na manhã desta terça-feira (12) uma movimentação de indígenas em frente a FUNAI, órgão que representa e dá suporte a esta etnia, chamou a atenção em Passo Fundo. Localizada no Boqueirão, a FUNAI teve a presença de vários indígenas em ato de protesto pacificamente. A reportagem foi chamada ao local e deu voz ao Cacique Luiz Salvador, Cacique da terra indígena de Rio dos Índios.
Ele explicou que o grupo veio até a cidade pedindo a retirada da coordenadora da FUNAI em Passo Fundo. Conforme ele, os indígenas entendem que a FUNAI representa os povos , mas em trabalho desde 2023 com a atual gestora, várias demandas não foram atendidas nas áreas de habitação, território, dentre outras.
O Cacique sintetizou que o maior problema é a inércia da gestora frente às demandas solicitadas. Disse que os povos indígenas do sul do Brasil colocaram a mesma nesta função e a maioria dos Caciques decidiu agora que, se não houver a retirada da coordenadora de suas funções na FUNAI, o grupo permanecerá no local até que isso ocorra.
Mín. 14° Máx. 27°