Uma moradora foi surpreendida ao encontrar uma cobra jararaca na cozinha de casa na tarde deste domingo, dia 10, no bairro Schramm, em São Bento do Sul, no Norte de Santa Catarina.
Ao notar a presença do animal, a mulher pediu para que o esposo recolhesse a cobra, que foi guardada em um pote fechado.
Nesta segunda-feira, dia 11, o casal entregou a jararaca no quartel do Corpo de Bombeiros, que ficou responsável por realizar a soltura na natureza.
Já na manhã desta terça-feira, dia 12, o Corpo de Bombeiros capturou uma jararaca na piscina de uma residência no bairro Vargem Pequena, em Florianópolis, Litoral catarinense.
A cobra também tinha aproximadamente 30 cm e foi capturada pela equipe, que fez uso de equipamento adequado. Após a captura, o animal, que é nativo da ilha, foi solto em uma área de Mata Atlântica.
Como identificar
De acordo com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a jararaca é classificada como uma cobra muito perigosa. Ela pode medir cerca de 1,20m e possui desenhos que proporcionam uma ótima camuflagem no ambiente.
Geralmente, a jararaca é vista em áreas de florestas e possui hábitos noturnos. A cobra também tem cores que variam entre marrom, esverdeado, amarelado e cinza, com manchas em forma de ferradura na lateral do corpo.
A jararaca é uma espécie peçonhenta, tem um órgão sensorial termorreceptor e coloração diferente, com uma espécie de 'V' invertido, que auxilia na identificação.
Mín. 14° Máx. 27°