Segunda, 02 de Dezembro de 2024
17°

Tempo nublado

Redentora, RS

Ronda Policial Operação Piracema

Brigada Militar intensifica ações durante a Piracema no Estado - RD Foco

.

10/11/2024 às 08h34
Por: Depto de Jornalismo Fonte: Comunicação Social 3º BABM
Compartilhe:
Fotos: 3º BABM
Fotos: 3º BABM
A Brigada Militar, através do Comando Ambiental (CABM), desencadeou em 01 de outubro a *Operação Piracema 2024/2025* , tendo como principal objetivo proteger a fauna aquática da pesca ilegal no estado do Rio Grande do Sul.
 
Para garantir a preservação das espécies de peixes e o equilíbrio dos ecossistemas aquáticos, as equipes do 3º BABM intensificaram a fiscalização, para garantir que as restrições de pesca sejam cumpridas.
 
Na sexta-feira (08/11), os policiais militares atuaram na Barragem da Ferradura, no município de Erval Seco, apreendendo 240 metros de redes de pesca, 100 metros de espinhéis e 83 anzóis de galho - petrechos predatórios, inseridos ilegalmente no ambiente aquático. Ainda, houve patrulhamento aquático preventivo no lago da Usina Hidrelétrica Foz do Chapecó, nos municípios de Nonoai, Faxinalzinho e Erval Grande.
 
Já neste sábado (09/11), na Barragem do Rio Passo Fundo, entre Campinas do Sul e Quatro Irmãos, os policiais militares a bordo de barco a motor, apreenderam 30 metros de espinhel, 50 metros de redes de pesca e 15 “boias-loucas” que estavam inseridos na área alagada da barragem. Também, no Rio Passo Fundo, na cidade de Ronda Alta, a equipe do 3º BABM localizou nas águas uma rede de pesca. Peixes, das espécies popularmente conhecidas como Tilápia, Acará e Traira, que estavam presos às redes, foram reinseridos no ambiente aquático.
 
Os petrechos foram apreendidos e serão incinerados.
 
A piracema, período em que os peixes migram para as nascentes dos rios para desovar e reproduzir, iniciou em 01 de outubro de 2024 e seguirá até 31 de janeiro de 2025, nas lagoas, barragens, corredeiras e rios do estado.
 
Comando Ambiental: “O Braço Verde da Brigada Militar”
 
Brigada Militar, A força da comunidade.
 
Em caso de emergência, Ligue 190
 
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias