Com articulação do Ministério Público do Rio Grande do Sul, serão inaugurada neste sábado, 9 de novembro, uma nova escola de ensino fundamental em Cruzeiro do Sul. Localizada no Bairro Primavera, a escola vai receber 500 alunos, que estudavam em colégios destruídos pela enchente de maio.
A obra foi feita por voluntários de várias cidades, empresas que fizeram doações e pelo Poder Público.
O MPRS foi o intermediador e indutor das parcerias que resultaram na construção. O promotor de Justiça Sérgio Diefenbach, titular da Promotoria de Justiça Regional da Bacia do Taquari-Antas e designado para atuar nas questões relacionadas às enchentes na região do Vale do Taquari, destaca que, no auge do desastre, o MPRS foi procurado pela Defesa Civil Regional: “pediram nosso apoio para fazer a aproximação dos voluntários com o Poder Público Municipal. E essa foi a intervenção do MPRS realizando reuniões iniciais e a organização emergencial, definindo algumas lideranças e atribuições, e acompanhando todo o projeto com intervenções pontuais. Também houve contribuição de valores da conta de penas alternativas, que ajudaram no andamento da construção da escola”.
Sérgio Diefenbach ressalta também que a nova escola simboliza a esperança e é um marco para a recuperação de toda a região.
“É uma escola que vai marcar a vida de milhares de pessoas, desde quem desenhou, quem pensou, quem arrecadou doações, quem bateu o martelo, quem ergueu as paredes. Todos farão parte da história desta comunidade pra sempre. Tem um ditado indiano muito antigo que diz que é preciso toda uma aldeia para educar uma criança. E aqui está se materializando isso: uma aldeia toda se reuniu para construir uma escola que vai educar as nossas crianças. E isso é transformador”, conclui o promotor.
Foto aérea: Assessoria de Imprensa | Prefeitura de Cruzeiro do Sul
Mín. 18° Máx. 25°