Sábado, 26 de Abril de 2025
24°

Tempo limpo

Redentora, RS

Especiais Norte/noroeste

Frigorífico e Núcleo de Ovinos Noroeste/Missões pretendem alavancar segmento na região

30/10/2024 às 15h19
Por: Depto de Jornalismo . Fonte: RPI de Ijuí
Compartilhe:
Frigorífico e Núcleo de Ovinos Noroeste/Missões pretendem alavancar segmento na região

Área tradicional de pecuaristas e agricultores no Rio Grande do Sul, a produção de ovinos recebe reforço em Ijuí e região com a criação do Núcleo de Ovinos Noroeste/Missões, lançado dia 18 deste mês, durante a Expofest no parque Wanderley Burmann de Ijuí. Além disso, outra novidade vai ser a implantação de um frigorífico de ovinos no distrito de Barreiro, interior de Ijuí.

Uma das proprietárias, Andressa Gressler Stum, esclarece que o local vai receber cordeiros de produtores, ou seja, ovelhas e caneiros pequenos, seguir com criação em confinamento, para posterior abate quando os animais tiverem média de 38 a 42 quilos. Ela enfatiza que a carne ovina ganha cada vez mais valor de mercado e tem boa procura dos consumidores, porém, existe pouco fornecimento, ou seja, é preciso aumentar o número de produtores.

O frigorífico e o próprio núcleo pretendem incentivar que pessoas comecem a criar ovinos e ajudar quem tem poucos animais, para o consumo próprio, a ampliar a produção para venda. Essa parceria no núcleo vai possibilitar que o frigorífico tenha animais para abate de forma constante e para os produtores a garantia de venda.

O frigorífico São Gonçalo, nome dado à empresa, deve começar a atuar na metade do próximo ano. A capacidade vai ser de abater cerca de 100 animais por dia, em torno de dois mil quilos de carne. Já o confinamento vai ter área para 800 a mil cordeiros. A ideia inicial é abastecer o comércio de Ijuí e região com carne de ovelhas e carneiros, mas também ampliar para todo o Rio Grande do Sul.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias