A Polícia Civil indiciou, nesta quarta-feira (30), a tutora dos cães responsáveis pelo ataque a uma moradora do bairro Menino Deus, em Porto Alegre. A suspeita, de 35 anos, foi enquadrada por lesão corporal com dolo eventual, em que se assume o risco de cometer o crime, e por omissão de cautela na guarda ou condução de animais.
Investigação e análise de provas
Segundo o delegado do caso, o inquérito foi concluído após a coleta de depoimentos da vítima e da suspeita, além da análise de imagens do incidente e de um laudo veterinário. A tutora dos cães não teve sua identidade revelada. Para o crime de lesão corporal, a pena prevista é de três meses a um ano de detenção em regime aberto ou semiaberto. Já a contravenção penal por omissão de cautela tem pena de 10 dias a dois meses de prisão simples ou pagamento de multa.
Ataque registrado por câmeras de segurança
O ataque ocorreu no dia 21 de outubro na Rua Miguel Couto e foi registrado por câmeras de segurança. As imagens mostram a vítima, de 52 anos, saindo pela área do condomínio quando os cães a atacam, puxando-a pela perna e derrubando-a no chão. Ao ouvir os gritos, o namorado da mulher correu para ajudá-la, tentando afastar um dos cães que havia mordido sua perna. A tutora também tentou controlar o animal, que só soltou a vítima após ser contido.
A mulher foi atendida no Hospital de Pronto Socorro (HPS) e, após ser medicada, recebeu alta. De acordo com o relatório da polícia, a vítima sofreu lesões no rosto, na mandíbula, nas mãos, no braço direito e no joelho esquerdo.
Mín. 12° Máx. 15°