O alerta emitido ontem pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e Defesa Civil gaúcha se confirmou em Panambi e várias cidades que foram atingidas, inicialmente pelo granizo e posteriormente pelo vento forte.
No interior de Panambi ocorreram prejuízos de grande monta em razão da queda de granizo.
Na Linha Caxambú, de acordo com um agricultor, as lavouras de trigo, as frutíferas e os telhados de residências e de galpões foram praticamente destruídos pelas pedras de gelo. As localidades mais atingidas foram Linha Caxambu, Ocearu, Pinheirinho, Encarnação , Jacicema e Morengaba. Foram dois períodos em que ocorreu granizo nestas localidades, próximo da meia noite e em maior quantidade por volta das 3h da madrugada desta quarta-feira com pedras de gelo do tamanho de um ovo de galinha.
Na Esquina Handte uma casa precisou lona e na linha Caxambu três residências tiveram avarias no telhado e os proprietários buscaram lonas com a Defesa Civil.
No inicio da madrugada, pedras de gelo atingiram também a zona urbana Panambi, especialmente a zona sul da cidade, bairros como Arco-Íris, Esperança, Jardim Paraguai e Loteamento João Armindo Stalhofer.
Posteriormente, Panambi foi novamente atingida por uma forte chuva, acompanhada de ventos e granizo. Informações preliminares indicam que algumas telhas foram quebradas pelo granizo, mas não há informações de destelhamentos em razão do vento. Em todos os relatos os proprietários já possuíam lona em casa para emergência.
Queda de granizo também na região :
Em Santa Bárbara do Sul, também houve registros de casas destelhadas. A Defesa Civil foi acionada e prestou auxílio aos moradores. Galhos, árvores e fios caíram em diversas localidades, deixando alguns bairros sem energia elétrica. Lojas de materiais de construção foram abertas durante a madrugada para distribuir lonas aos atingidos.
Saldanha Marinho, muito granizo e ventos fortes. Informações indicam que muitas casas foram danificadas.
Já em Ijuí, ocorreu queda de granizo às 22h45 da terça-feira. Informações indicam que os bairros mais afetados foram: Jardim, Assis Brasil, São José, Penha e também no centro da cidade.
Em Carazinho, são mais de 150 casas atingidas, de acordo com o Corpo de Bombeiros do município. Ainda segundo a equipe, os chamados são para todas as localidades da cidade.
Em Passo Fundo, os bairros mais atingidos são Zacchia, Leonardo Ilha, Petrópolis e São José. Durante a madrugada desta quarta-feira (2), a Defesa Civil municipal afirmou que seguia realizando o levantamento de residências atingidas.
Ainda na região, árvores causaram interrupções na BR-285, no trecho entre Passo Fundo e Mato Castelhano. A Polícia Rodoviária Federal foi acionada e informou que fez a remoção das que haviam caído nos km 278, 280 e 281.
Mín. 17° Máx. 23°