O Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) divulgou no final da tarde desta terça-feira, dia 1º, uma nota oficial ‘condenando de forma veemente’ o episódio em que a casa de um candidato a prefeito de Caxambu do Sul, no Oeste catarinense, foi alvo de tiros.
O crime ocorreu no final da noite de segunda-feira, dia 30, contra a moradia do candidato Dr. Cleomar Wagner (PP). O político não estava no imóvel na hora. Conforme o TRE, medidas de apoio à jurisdição local foram implementadas por meio da 70ª Zona Eleitoral. Em nível estadual, o Gabinete de Pronta Resposta, que reúne as forças de segurança, também monitora as situações que possam desestabilizar o pleito.
Nota do TRE-SC
Comunicado da Presidência do TRE-SC sobre incidente no município de Caxambu do Sul
O Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina lamenta o recente episódio ocorrido no município de Caxambu do Sul, envolvendo candidato à eleição majoritária, e condena de forma veemente qualquer ato de violência dirigido à integridade do processo eleitoral e a seus atores. De imediato, foram implementadas medidas de apoio à jurisdição local, de responsabilidade da 70ª Zona Eleitoral, com sede em São Carlos, que está atenta ao andamento do caso. A Polícia Civil foi acionada e já investiga o ocorrido, bem como a Polícia Militar age no âmbito de sua competência. Em nível estadual, o Gabinete de Pronta Resposta, que reúne as Forças de Segurança, monitora todas as situações atípicas que possam desestabilizar o pleito vindouro. Destaca-se, contudo, que se trata de fato isolado, em nada afetando o ambiente pacífico em meio ao qual as campanhas têm se desenvolvido em todo o estado. A Justiça Eleitoral catarinense reafirma a confiança em eleições ordeiras, continuada característica de Santa Catarina, que preservem o saudável jogo democrático.
Desembargadora Maria do Rocio Luz Santa Ritta
Presidente do TRE-SC
Entenda o caso
A Polícia Militar foi acionada para atender a ocorrência por volta das 23 horas de segunda-feira, mas nenhum suspeito foi preso após os disparos contra a casa do candidato. Ele relatou à PM que há câmeras de monitoramento na residência e as imagens foram entregues à Polícia Civil, que investiga o caso.
Os tiros destruíram os vidros do muro em frente ao imóvel e também atingiram a moradia. Ninguém estava no local no momento dos disparos.
Em nota, a Polícia Civil disse que já está trabalhando no caso, ouvindo testemunhas, realizando exames periciais e toda a coleta de provas. “Por precaução e para preservação da eficiência do trabalho, a Polícia Civil não repassará maiores informações antes de avançar de forma segura na investigação”, diz um trecho do texto.
Íntegra da nota da Polícia Civil
Caros colegas da imprensa, acerca dos disparos de arma de fogo efetuados contra a residência de um candidato a prefeito em Caxambu do Sul, a Polícia Civil informa que já está trabalhando no caso, tendo iniciado a investigação ainda na data de ontem. Estão sendo ouvidas testemunhas, realizados os exames periciais cabíveis e colhidas todas as provas possíveis. Por precaução e para preservação da eficiência do trabalho, a Polícia Civil não repassará maiores informações antes de avançar de forma segura na investigação. Obrigado pela compreensão.
Que é Dr. Cleomar
Cleomar Pavão Wagner tem 38 anos e é médico. Ele é natural do próprio município de Caxambu do Sul, que fica na divisa com o Rio Grande do Sul, a cerca de 30 quilômetros de Chapecó. A cidade tem pouco mais de 3,5 mil habitantes.
O candidato compõe chapa com Volnei Giacomelli (MDB), candidato a vice-prefeito. A dupla integra a coligação “Deus, Pátria e Família”, formada por PP e MDB.
Mín. 17° Máx. 23°