No primeiro dia do mês de outubro, a instabilidade retorna ao território gaúcho devido a uma nova frente fria que avança pelo RS. Será uma terça-feira (1°) de chuva mais intensa em áreas da Fronteira Oeste, Campanha, Região Central, Vales, Sul, Região Metropolitana, incluindo Porto Alegre e Serra. Há alerta para temporal ao longo do dia nessas regiões.
Nas Missões e na faixa norte gaúcha, o sol aparece entre nuvens, mas há possibilidade de chuva ao longo do dia. Devido ao avanço da frente fria, podem ocorrer rajadas de vento intensas durante o dia.
O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu dois alertas válidos até terça-feira (1°). O primeiro aviso, válido até meio-dia, anuncia risco de chuva intensa, alagamentos e rajadas de vento de até 100 km/h para a Metade Sul e parte da Fronteira Oeste. Já o segundo abrange Porto Alegre e regiões como Vales, Serra, Norte e Noroeste, e destaca risco de queda de granizo e chuva intensa. Ele é válido até as 15h.
Os maiores volumes de chuva ocorrem em Arroio Grande, no Sul, e em Pinheiro Machado, na Campanha, com 50 milímetros. Isso representa 37% e 34% da média histórica para o mês de outubro.
Na Capital, pode chover 25mm, o que equivale a 14% da média para esse período. Na região, conforme dados do Inmet, a média histórica para outubro é de 180mm, podendo chegar a 220mm.
Apesar do avanço da frente fria, a temperatura ainda será elevada. A mínima ocorre em cidades da Serra: Bom Jesus e São José dos Ausentes, com 17ºC. Já a máxima está prevista para Três Passos, no Noroeste, e para Frederico Westphalen, no Norte: 34ºC. Em Porto Alegre, a variação térmica será de 21°C a 24°C.
Na quarta-feira (2), o tempo segue instável na faixa norte, com previsão de muita nebulosidade e chuva ao longo do dia. Para as demais regiões do Estado, o sol volta a aparecer sem previsão de chuva.
Mín. 17° Máx. 23°