Terça, 08 de Outubro de 2024
19°

Tempo nublado

Redentora, RS

Especiais Rio Grande do Sul

Temperatura no RS deve chegar a 36ºC nos próximos dias, mas frente fria é esperada no final da semana

08/09/2024 às 17h34
Por: Depto de Jornalismo . Fonte: Gaúcha ZH
Compartilhe:
Foto: RD Foco/Arquivo
Foto: RD Foco/Arquivo

ORio Grande do Sul passará por um aquecimento nos próximos dias que deverá gerar um pico de 34ºC a 36ºC na quarta-feira (11). O calorão será sentido especialmente na Região Metropolitana e arredores. No próximo final da semana, entretanto, uma nova frente fria deve chegar.

— O contraste térmico forte aqui no Rio Grande do Sul em setembro é comum, saindo de dias frios para outros quentes e, depois, novamente frio — observa Marcelo Schneider, coordenador do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Meteorologista da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Murilo Lopes relata que o calor se deve a uma massa de ar quente muito intensa no centro do Brasil, envolta por uma massa de ar seco, o que dificulta a ocorrência de chuva na região. Com isso, a instabilidade estaciona no sul do país, e a chuva se torna mais frequente do que seria.

— Tivemos chuva especialmente nos últimos dias, porque ela não consegue avançar para o norte do Brasil. Ficamos em uma região de transição, entre um ar um pouco mais frio, que ainda chega quando as frentes passam aqui, e um ar mais quente que, por ora, consegue alcançar o Rio Grande do Sul — explica Lopes.

Com a perspectiva de vento norte para esta semana, o ar quente virá de uma maneira mais rápida de regiões como o centro-oeste brasileiro, Paraguai e Bolívia.

Comum nesta época do ano, a variação térmica será "um pouco mais abrupta" em 2024, conforme o meteorologista, devido à intensidade do ar quente do centro do país.

Previsão da semana

Na segunda-feira (9), segundo a Climatempo, a instabilidade seguirá atuando na metade sul, com possibilidade de chuva a qualquer hora nas regiões Sul, Campanha, Centro e Vales. Já na Região Metropolitana, o dia será de muita nebulosidade, mas não deve chover. A temperatura será elevada em Missões, Noroeste, Norte e Serra, com predomínio do sol. As marcas devem subir de forma generalizada em todo o Estado.

Já na terça, pode chover pela manhã nas regiões Sul e Leste. A tendência é de que a instabilidade enfraqueça e o tempo volte a ficar firme. Nas demais áreas, o sol aparece e não há previsão de chuva. As máximas mais altas ocorrem, ainda, no norte e no noroeste do RS, mas um aquecimento generalizado é esperado, com temperaturas superiores a 30ºC em praticamente todas as regiões.

Na quarta-feira (11), o sol predomina em toda a área gaúcha. No final do dia, uma nova frente fria se aproxima do Estado, provocando chuva nas áreas de fronteira com o Uruguai. Em municípios do Extremo-Sul, como Chuí e Santa Vitória do Palmar, já deve ocorrer uma redução drástica na temperatura, o que tende a dominar o Estado nos dias seguintes — na quinta (12), por exemplo, a máxima prevista pelo Inmet em Porto Alegre deve cair 10ºC, passando para 27ºC. No final de quarta e durante a quinta, são esperadas pancadas de chuva, trovoadas e alguns temporais.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias