Membros do Comitê Inova Jovem Cotricampo estiveram participando de atividades especiais durante a 47ª Expointer, em Esteio, na última sexta-feira (30). Os jovens cooperativados, representando comitês de diferentes municípios da área de atuação da cooperativa, tiveram a oportunidade de participar de uma das maiores feiras agropecuárias da América Latina e conhecer a Casa Cotricampo, localizada no Parque de Exposições Assis Brasil.
Um dos destaques do dia foi o programa Campo em Debate, promovido pela Rádio Gaúcha, com apresentação da jornalista Gisele Loeblin e transmissão ao vivo na Casa do Cooperativismo. O diretor-presidente, Gelson Bridi, e o representante da Cotricampo no Comitê Geração C, Melkisedeke Soares, apresentaram a experiência inovadora que a Cotricampo vem implementando desde 2023, com a criação de um comitê consultivo de jovens em sua estrutura interna, a partir da organização de 17 comitês locais, com representação em um colegiado regional que forma o Inova Jovem Cotricampo.
Segundo Bridi, é um desafio cada vez maior para as instituições cooperativas desenvolverem ações a partir das demandas apresentadas pelos jovens. Mais do que isso, segundo o dirigente, é papel das cooperativas agropecuárias estimularem os jovens a estarem ativos na sucessão familiar rural compartilhada, dando sequência ao trabalho no campo, aproveitando as inovações tecnológicas que se apresentam atualmente.
Como agente de inovação e inteligência da cooperativa, Melkisedeke Soares detalhou a satisfação em ser um dos líderes na organização dos comitês, como forma de renovar o cotidiano da cooperativa, conectar o jovem cada vez mais com a instituição, proporcionar que possam apresentar demandas e estejam sendo preparados para ocuparem espaços de liderança dentro da própria entidade, ou mesmo em suas comunidades, levando o cooperativismo como um propósito.
A coordenadora do Comitê Geração C, Larissa de Souza, leu aos participantes um trecho da carta manifesto do jovem cooperativista e apresentou estudos sobre os índices de atuação dos jovens no sistema cooperativo. Na sequência, a palestrante Rossana Parizotto, coordenadora do Movimento Nacional dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU trouxe o tema “convivências geracionais” para o auditório da Casa do Cooperativismo.
Durante a tarde, os jovens, divididos em equipes, tiveram que resolver tarefas ligadas ao cooperativismo pela Expointer. A gincana, desenvolvida pelo Sistema Ocergs, tinha o objetivo de levar os ideais do cooperativismo para a feira e também mostrar aos participantes as cooperativas presentes. Entre os desafios estavam apresentar o conceito da cooperativa para visitantes do parque e registrar momentos que representassem o cooperativismo em diferentes locais da feira.
No fim do dia, o Comitê Inova Jovem foi recepcionado na Casa do Canal Rural na Expointer, para conhecer um pouco mais do mercado de commodities e da atualidade do agronegócio em outros países. “Trabalhando em conjunto com os jovens, a nossa cooperativa vai conseguir bons resultados. Temos reuniões periódicas, nas quais apresentamos a visão de dentro da propriedade, para buscarmos mudar o cenário da nossa região”, destaca Dyonatan Kaufmann.
“Estamos vivenciando uma evolução muito rápida da agricultura e os jovens são cada vez mais fundamentais para dar sequência a esse trabalho no campo, equilibrando as novas tecnologias e inovações com a experiência e o conhecimento das gerações que nos precederam”, afirma Júnior Pelizzon, embaixador do comitê regional de jovens.
Os jovens também estiveram visitando o laboratório da empresa Resolpec, localizado no parque da Expointer.
Mín. 20° Máx. 32°