A equipe do 3º Batalhão de Engenharia de Combate do Exército de Cachoeira do Sul concluiu, neste domingo (4), a instalação da ponte do DNIT sobre o Rio Forqueta, interligando os municípios de Lajeado e Arroio do Meio. Entretanto a liberação do tráfego se dará na quarta-feira, quando as prefeituras de Arroio do Meio e Lajeado finalizarem a colocação de placas e sinalizações, bem como concluírem os acessos.
Conforme o comandante do 3º BE, tenente-coronel Gustavo Humberto dos Santos Costa, o exército ainda fará alguns ajustes e testes na estrutura e a entrega formal será realizada na quarta-feira (7), em horário a ser definido. Somente depois disso será liberada para a passagem de veículos.
A montagem, pelos cerca de 90 militares, ocorreu em menos de sete dias, visto que, começou na última segunda (29). A estimativa inicial era de 20 a 25 dias.
Agora as prefeituras de Arroio do Meio e de Lajeado devem instalar as placas e melhorar os acessos, que foram construídos nos últimos três meses, exclusivamente para esta via alternativa. Nos primeiros 15 dias, a estrutura de 60 metros de extensão estará liberada para todos os tipos de veículos, com capacidade de suportar até 80 toneladas. Depois se avaliará o cenário para ver se veículos de passeio poderão continuar passando.
O acesso por Lajeado ocorre pela Rua Romeu Júlio Scherer, no Bairro Olarias e depois pelo Planalto. Já do lado de Arroio do Meio o acesso ocorre na própria ERS-130 para a Estrada Geral de Forqueta Baixa.
Agora, serão duas pontes ligando diretamente Lajeado e Arroio do Meio. A Ponte de Ferro permite a passagem de veículos de até 4,5 toneladas e caminhões ainda precisam pegar rotas alternativas para se deslocar da parte alta para a baixa da região, como a ERS-129 por Roca Sales e Colinas.
Mín. 20° Máx. 32°