Quinta, 18 de Julho de 2024
20°

Tempo limpo

Redentora, RS

Ronda Policial Operação do MP-RS

Operação do MP faz buscas em prefeitura no norte do RS e investiga suspeita de corrupção

11/07/2024 às 10h29
Por: Depto de Jornalismo . Fonte: Gaúcha ZH
Compartilhe:
MP não especificou quem são os indivíduos investigados. Foto: MPRS / Divulgação
MP não especificou quem são os indivíduos investigados. Foto: MPRS / Divulgação

Uma operação do Ministério Público do RS realizada na manhã desta quinta-feira (11) cumpriu mandados de busca e apreensão em Tupanciretã, no noroeste do Estado, e em Novo Hamburgo, no Vale dos Sinos. Nos locais de busca, foram apreendidos documentos e equipamentos eletrônicos. O MP não especificou quem são os indivíduos investigados.

A ação é a segunda fase da Operação Trovão e investiga crimes de responsabilidade, corrupção passiva e ativa, negociações suspeitas e crimes licitatórios. As buscas foram feitas na prefeitura de Tupanciretã, Secretaria Municipal da Fazenda e Procuradoria Jurídica, bem como em residências de agentes públicos do município. Já em Novo Hamburgo, é investigado um empresário e seus empreendimentos.

A ação acontece por meio da Procuradoria da Função Penal Originária (PFPO), com apoio da 6ª Promotoria de Justiça Especializada e dos Batalhões de Choque da Brigada Militar. As diligências foram acompanhadas por representante da OAB Subseção de Cruz Alta.

A primeira fase da operação ocorreu em 31 de janeiro de 2024, quando o MP cumpriu 12 mandados de busca e apreensão na prefeitura e na Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Agronegócio e Sustentabilidade Ambiental de Tupanciretã. À época, também foram recolhidos documentos e equipamentos eletrônicos.

Em nota, a prefeitura disse que forneceu todas as informações solicitadas pelo órgão e que está colaborando com as autoridades competentes. Confira a nota na íntegra abaixo.

Nota da prefeitura de Tupanciretã

"Nesta quinta-feira, 11 de julho de 2024, o Prefeito Municipal declara que, o Ministério Público Estadual esteve no Centro Administrativo Municipal. A visita teve como objetivo a coleta de informações complementares para uma investigação em andamento.

O prefeito afirma que o Município forneceu todas as informações solicitadas pelo órgão, destacando o compromisso da gestão com a transparência e a colaboração plena com as autoridades competentes."

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias