Quinta, 18 de Julho de 2024
20°

Tempo limpo

Redentora, RS

Geral Rio Grande do Sul

Saiba qual é a cidade gaúcha que transforma todo lixo em combustível para indústrias

09/07/2024 às 15h14
Por: Depto de Jornalismo . Fonte: Gaúcha ZH
Compartilhe:
Usina atende apenas Garibaldi, mas ampliará sua capacidade nos próximos anos. Foto: Márcio Schinoff / Divulgação
Usina atende apenas Garibaldi, mas ampliará sua capacidade nos próximos anos. Foto: Márcio Schinoff / Divulgação

O município de Garibaldi, na serra gaúcha, implantou uma usina de bioenergia capaz de transformar todos os resíduos sólidos urbanos coletados - lixo de atividades domésticas - em combustível para indústrias.

Cerca 25 toneladas de lixo por dia poderão ser, agora, revertidas em energia limpa e renovável. O método também reduz os custos da prefeitura com o descarte de resíduos.

Hoje, Garibaldi coleta cerca de 23 toneladas de lixo por dia, que são destinadas a um aterro sanitário que fica a cerca de 200 quilômetros de distância do município.

Conforme o sócio-diretor da Bioenergia Holding, Alexandre Elesbão, a usina de Garibaldi é pioneira por que já existem muitas instalações que separam resíduos, entre plásticos e orgânicos, por exemplo. A unidade local será a primeira cidade a processar 100% do material, afirma.

A usina atenderá somente à demanda de Garibaldi. Nos próximos anos, ampliará sua capacidade de processamento para até 50 toneladas por dia.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias