Quinta, 18 de Julho de 2024
20°

Tempo limpo

Redentora, RS

Especiais Travessia suspensa

Travessias de balsa na fronteira com a Argentina são suspensas após cheia do Rio Uruguai

09/07/2024 às 14h14
Por: Depto de Jornalismo . Fonte: Gaúcha ZH
Compartilhe:
Em Tiradentes do Sul, o nível do rio marcou 9,29 metros acima do normal. Foto: Soberbo Transportes e Navegação LTDA / Divulgação
Em Tiradentes do Sul, o nível do rio marcou 9,29 metros acima do normal. Foto: Soberbo Transportes e Navegação LTDA / Divulgação

A travessia de balsa do Rio Grande do Sul para a Argentina está suspensa em três cidades da Região Noroeste desde segunda-feira (8). De acordo com a Defesa Civil, o transporte não está acontecendo em Porto Mauá, Porto Vera Cruz e Tiradentes do Sul por causa do aumento no nível da água em Itapiranga (SC).

A cidade catarinense que faz divisa com o Rio Grande do Sul foi atingida por fortes chuvas nos últimos dias. Segundo a Defesa Civil, a expectativa é que o rio estabilize a partir da tarde desta quarta-feira (10) e só então comece a baixar, já que em Santa Catarina o nível está estável.

Em Porto Mauá, o Rio Uruguai está com 8,9 metros, ou seja, 90 centímetros acima da cota de atenção que é de 8 metros. Conforme a Defesa Civil, o rio segue crescendo seis centímetros por hora e a previsão é que alcance 9,5 metros ainda nesta terça-feira (9). Se isso se confirmar, o rio entra na cota de alerta podendo gerar transtornos, como alagamentos nas ruas da orla.

A travessia para o lado argentino só pode ser retomada quando o nível estiver novamente em 8 metros, mas ainda não há previsão para isso acontecer.

Em Porto Vera Cruz, o Rio Uruguai também passou da cota de atenção e a travessia está suspensa desde segunda-feira. Na manhã desta terça, a medição foi de 7,7 metros, mais de três metros acima do normal. Conforme a prefeitura, não há previsão para que o serviço seja retomado.  

Já em Tiradentes do Sul, o nível do rio marcou 9,29 metros acima do normal nesta terça-feira (9). O serviço é interrompido quando a água alcança 8 metros. Também não há previsão para a retomada da travessia.

Em Porto Xavier, o transporte funcionou normalmente nesta terça-feira (9), mas pode ser interrompido nas próximas horas.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias