RD Online
Quarta, 25 de Maio de 2022
15°

Poucas nuvens

Redentora - RS

Geral Santa Catarina

Morre Jonatas, menino portador de AME famoso por campanha solidária em SC

25/01/2022 às 15h09
Por: Depto de Jornalismo . Fonte: NSC Total
Compartilhe:
Morte foi confirmada durante a noite em uma publicação da família em uma rede social (Foto: Divulgação)
Morte foi confirmada durante a noite em uma publicação da família em uma rede social (Foto: Divulgação)

O menino Jonatas Openkoski morreu, aos cinco anos, nesta segunda-feira, dia 24, em Santa Catarina. Ele era portador da Atrofia Muscular Espinhal (AME) e ficou famoso após uma campanha popular ser lançada em 2017, em Joinville.

A morte foi confirmada durante a noite em uma publicação da família na página da campanha AME Jonatas em uma rede social. Segundo os pais, o menino teve uma parada cardiorrespiratória durante a manhã.

"Nosso pequeno grande guerreiro acordou bem, sorriu, tomou seu leitinho e voltou a dormir. Dormiu o sono eterno ocasionado por uma parada cardíaca. Ele se foi, lindo, sereno, sem dor e como um anjo nos deixou", diz a publicação.

Jonatas tinha AME de tipo 1, o mais grave dentro do quadro da doença. Em março de 2017, os pais dele iniciaram a campanha nos moldes de várias outras que começaram no país desde que o medicamento Spinraza foi lançado, no fim de 2016.

Com custo inicial de R$ 3 milhões, entre aquisição das primeiras doses e importação, o tratamento era considerado inovador por retardar os efeitos da síndrome. Durante a mobilização, o casal chegou a arrecadar mais de R$ 4 milhões, conforme a Justiça Federal.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias