RD Online
Quarta, 26 de Janeiro de 2022
22°

Poucas nuvens

Redentora - RS

Geral Rio Grande do Sul

Vaca dá à luz a bezerros quadrigêmeos no RS

Caso ocorre a cada um milhão de partos

09/01/2022 às 15h33
Por: Depto de Jornalismo . Fonte: Portal Arauto
Compartilhe:
Foto: Bruna Oliveira/Portal Arauto
Foto: Bruna Oliveira/Portal Arauto

Um nascimento surpreendeu os donos de uma propriedade rural em Vila Estância Nova, interior de Venâncio Aires, no dia 28 de dezembro de 2021. Uma vaca da raça Holandesa deu à luz a bezerros quadrigêmeos, três fêmeas e um macho. Os animais foram gerados da cruza natural de um touro Angus.

 

Segundo a agricultora, Márcia Inês Kist, durante a gestação, a vaca “Méqui” não apresentava uma barriga grande. Entretanto, ficou surpresa quando viu a quantidade de bezerros no momento do parto. 

“Meu Deus do céu, o que é isto? Nós pensávamos. À tarde percebemos que ela estava querendo dar cria, pois fazia força, mas não conseguia dar a luz. Ligamos para o veterinário, que chegou para ajudar e também ficou surpreendido, porque não parava de sair os bichos”, relembra a agricultora, Márcia Inês Kist. 

Ainda conforme a moradora, no início, tinham receio dos animais não sobreviverem em razão de nascerem muito pequenos e frágeis. Além disso, para amamentar os quatro bezerros, são colocados dois filhotes por vez. Márcia também complementa a alimentação com leite de outra vaca da propriedade. 

“Eu adoro os animaizinhos. Todos os dias de manhã eu levanto pra ver como estão. Os bichos alegram o nosso dia. Parece algo que Deus manda de presente para nós”, diz Márcia.

De acordo com a médica veterinária, Aline Weigelt, o fenômeno é raríssimo, sendo um caso de quadrigêmeos em um milhão de partos realizados. Também, o fato se torna ainda mais surpreendente pelos animais sobreviverem após o nascimento.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias