RD Online
Segunda, 29 de Novembro de 2021
21°

Poucas nuvens

Redentora - RS

Especiais Concurso da BM

Brigada Militar publica Edital do Concurso para 4 mil soldados; Inscrições começam na próxima terça-feira (30)

24/11/2021 às 12h04 Atualizada em 24/11/2021 às 12h13
Por: Depto de Jornalismo . Fonte: Com informações da BM e Diário Oficial do Estado
Compartilhe:
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Na manhã desta quarta-feira (24), a Brigada Militar do estado do Rio Grande do Sul publicou o edital com o cronograma do concurso de Soldado para o ano de 2022. De acordo com as informações, serão oferecidas 4 mil vagas para a carreira que exige o Ensino Médio completo, idade mínima de 18 anos e máxima de 25, além de carteira de habilitação na categoria “B”.

As inscrições poderão ser realizadas através do site da banca organizadora, a FUNDATEC, até o dia 30 de dezembro. A primeira etapa do processo seletivo será realizada no dia 30 de janeiro de 2022. O teste envolverá um exame intelectual composto por 50 questões de múltipla escolha, com duração de 3 horas e meia. A taxa de inscrição é de R$ 92,54.

As outras etapas ficarão a cargo do Exame de Saúde, de caráter eliminatório, composto por testes de corrida, resistência e força, além dos exames de capacidade física e psicológico que ainda serão divulgados ao longo do cronograma do processo seletivo.

Segundo o coordenador pedagógico do AlfaCon Concursos, Daniel Lustosa, durante esses meses de estudos, a melhor preparação será aquela feita por meio da resolução de exercícios de provas anteriores. Uma alternativa é estudar por materiais atualizados e procurar por cursos preparatórios que oferecem gratuitamente algumas apostilas e até mesmo aulas ao vivo. “Há muito conteúdo sendo transmitido, ao vivo, pela internet por professores ou cursos preparatórios”, afirma Lustosa.

Como será a prova objetiva?

A prova objetiva será de múltipla escolha com 50 questões, divididas entre as disciplinas de Língua Portuguesa (10), Matemática (10), Conhecimentos Gerais (10), Informática (05), Legislação Específica (10) e Direitos Humanos (05). Levando em conta a proporção de temas, Lustosa aconselha destinar mais da metade do tempo para as matérias de Língua Portuguesa e Matemática, que correspondem a quase 60% do exame. A ideia é poder estudar cerca de dois ou três assuntos por dia. No começo, estabeleça metas e prazos curtos. Isso vai ajudar a ter a percepção de progresso e a evitar frustrações que podem minar a motivação ao longo do tempo.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias