RD Online
Segunda, 29 de Novembro de 2021
25°

Poucas nuvens

Redentora - RS

Política Prefeito cassado

TRE cassa mandato de prefeito e vice de município gaúcho

23/11/2021 às 16h53
Por: Depto de Jornalismo . Fonte: RD Foco com informações da Rádio Maravilha e Portal Serra Nossa
Compartilhe:
Prefeito e vice cassados. Foto: Reprodução
Prefeito e vice cassados. Foto: Reprodução

Na tarde desta terça-feira, 23, os desembargadores estiveram reunidos para acompanhar o voto do presidente do Tribunal Regional Eleitoral -TRE/RS, Armínio José Abreu Lima da Rosa, sobre a cassação ou não do prefeito de Garibaldi.

Após apresentação do resumo do seu posicionamento o Presidente votou pela cassação de Alex Carniel e Sérgio Chesini, da Coligação Garibaldi Mais Feliz (PP, PSL e PSB, vencedora das Eleições Municipais 2020.

Na decisão do Magistrado, Alex Carniel ficará inelegível pelo período de oito anos e novas eleições deverão ser feitas na cidade.

A defesa aguarda a publicação da sentença para encaminhar recurso junto ao Tribunal Superior Eleitoral-TSE para recorrer da decisão. O prazo é de três dias.

O caso

As ações que pediam a cassação foram movidas pela chapa da coligação Garibaldi no Caminho Certo (PDT, PTB, MDB, PL, DEM, PSD e PC do B), tramitaram em Garibaldi e ambas foram julgadas improcedentes. A coligação, então, entrou com recurso no TRE.

Em agosto, a Procuradoria Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul havia manifestado pela cassação do mandato dos políticos, apontando irregularidades na eleição de 2020 cometidos pela chapa dos eleitos, por crimes de abuso de poder econômico, político, corrupção, fraude e uso indevido de meio de comunicação social.

Já o Ministério Público Federal (MPF) havia divulgadono início do outubro os pareceres que defendiam a cassação de Alex Carniel e Sérgio Chesini, por abuso de poder político e econômico, bem como arrecadação e gastos ilícitos de recursos.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias