RD Online
Segunda, 29 de Novembro de 2021
25°

Poucas nuvens

Redentora - RS

Especiais Terra Indígena

Prefeitos de Redentora, Miraguaí e Tenente Portela se reúnem para tentar acordo para a colheita do trigo na Terra Indígena do Guarita

26/10/2021 às 08h21
Por: Depto de Jornalismo . Fonte: Rádio Líder FM
Compartilhe:
Foto: Rolemberg Belchor
Foto: Rolemberg Belchor

Nesta Segunda feira ( 25)estiveram reunidos em Miraguaí, os prefeitos, de Miraguaí  Valdelirio Pretto, de Tenente Portela, Rosemar Antonio Sala e  de Redentora Nilson Costa, juntos para tentar uma medida ou acordo onde os indígenas e agricultores, possam colher a safra de trigo na reserva indígena do Guarita. Quem sabe uma TAC (termo de ajuste e conduta).

Mas o chamado TAC- Termo de Ajustamento de Conduta é meio excepcional de transação, somente cabível nos casos expressamente autorizados pela lei.

A colheita que já deveria estar de forma acelerada está acontecendo de forma muito lenta, em alguns pontos sequer começou a colheita, e com isso gera perda de grande monta, tendo reflexo negativo direto para famílias indígenas, (entre muitas  crianças e idosos)onde muitas famílias sequer tem renda, perda também aos  agricultores e municípios onde circula o montante da produção.

Nos últimos dias  soldados da Força Nacional fazem a segurança de agentes da Fundação Nacional do Índio (FUNAI), Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária, INCRA e Receita Federal que estão fazendo um levantamento investigativo para determinar o nome dos arrendatários que estão atuando dentro da Terra Indígena do Guarita, e com isso, muitos não estão realizando a colheita.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias